Brasil

Dilma reafirma compromisso com melhoria da educação

Em seu primeiro pronunciamento, a presidente Dilma aproveitou a ocasião para lançar o Pronatec, que levará ao ensino técnico a "bem sucedida experiência do ProUni"

A presidente Dilma Rousseff, em seu primeiro pronunciamento: destaque para educação (Ricardo Stuckert Filho/PR)

A presidente Dilma Rousseff, em seu primeiro pronunciamento: destaque para educação (Ricardo Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2011 às 10h16.

Brasília - Aproveitando o início do ano letivo, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (10), em seu primeiro pronunciamento à nação brasileira que esta é a “grande hora da educação brasileira”. Ela falou também dos projetos do governo para o desenvolvimento da educação no país.

A presidenta afirmou que o Brasil “tem condições e uma imensa necessidade de dar um grande salto na qualidade do ensino”. Entretanto, para Dilma, esse é um desafio que só será vencido se governo e sociedade se unirem.

A educação, segundo ela, é a área decisiva para a erradicação da pobreza, seu principal compromisso de governo. "Reafirmo que a luta mais obstinada do meu governo será o combate à miséria. Isso significa, em especial, melhorar a qualidade do ensino. Ninguém sai da pobreza se não tiver acesso a uma educação gratuita, digna e de qualidade.”

Dilma se comprometeu a investir na formação e remuneração de professores, em ampliar o número de creches e pré-escolas em todo o país e em criar condições de estudo para superar a evasão escolar e a repetência.

Pouco mais de um mês depois de assumir a Presidência, ela anunciou os principais projetos na área de educação. Segundo Dilma, será lançado ainda neste trimestre o Programa Nacional de Acesso a Escola Técnica (Pronatec). “Entre outras vantagens, [o programa] levará o ensino técnico a bem-sucedidas experiências do ProUni.”

Dilma anunciou que o governo federal está tomando medidas para corrigir e evitar falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Vamos aperfeiçoar a qualidade desses instrumentos que são muito importantes na avaliação do aluno e da escola.”

O governo também vai acelerar a implantação do Plano Nacional de Banda Larga. De acordo com a presidenta, com o plano, todas as escolas públicas terão acesso à internet. Além disso, a população de baixa renda também terá acesso à rede mundial com preços acessíveis.

Após o pronunciamento da presidenta, foi apresentada a nova marca do governo. Com o slogan “País Rico É País sem Pobreza”, a marca confirma o compromisso firmado pela presidenta Dilma no início do governo de erradicar a miséria no país.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoGoverno DilmaInfraestruturaPolíticaqualidade-de-vida

Mais de Brasil

Eduardo Leite deixa aliados de sobreaviso sobre saída do PSDB e indica que pode se filiar ao PSD

Anvisa torna obrigatória retenção da receita para a venda de Ozempic

Veja como vai funcionar novo programa de perícias do INSS para diminuir fila

Relator da maior aposta de Lula, Lira diz que seria 'honraria' ocupar cargo de vice de Bolsonaro