Brasil

Dilma não irá à Cúpula Ibero-Americana; Patriota a representará

Porta-voz da Presidência justificou que Dilma "teve uma agenda internacional muito atribulada e assim será até o fim do ano"

Dilma é recebida pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma: além do roteiro africano, Dilma esteve este mês na Bélgica, Bulgária e Turquia  (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma é recebida pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma: além do roteiro africano, Dilma esteve este mês na Bélgica, Bulgária e Turquia (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2012 às 14h20.

Brasília .- A presidente Dilma Rousseff não vai assistir à Cúpula Ibero-Americana nesta sexta-feira e sábado próximos no Paraguai, mas será representada pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

'Nas últimas semanas a presidente teve uma agenda internacional muito atribulada e será assim até fim de ano', explicou aos jornalistas um porta-voz da Presidência, ao justificar a ausência da governante brasileira na primeira reunião com os líderes de Espanha, Portugal, Andorra e América Latina.

O porta-voz deixou aberta a possibilidade de mudança de 'última hora', mas ressaltou que 'até agora trabalha com a previsão' de que Dilma não estará presente na reunião de Assunção e apontou que 'dificilmente isso será alterado'.

Dilma viajou em setembro aos Estados Unidos, para assistir à Assembleia Geral das Nações Unidas, e neste mês esteve na Bélgica, Bulgária e Turquia e ainda cumpriu roteiro no continente africano, passando por África do Sul, Moçambique e Angola.

O porta-voz explicou que a chefe de Estado deve comparecer à cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países ricos e os principais emergentes) semana que vem em Cannes (França).

Antes do fim do ano, Dilma irá ao encontro de cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) nos dias 2 e 3 de dezembro na Venezuela.

Até o fim de dezembro, ela vai ainda a Montevidéu para reunião do Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. 

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffDiplomaciaGoverno DilmaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas