Brasil

Dilma lamenta acidente na estação Antártica

Em comunicado oficial, presidente diz ter recebido com "grande consternação" a informação sobre o incêndio ocorrido na Estação brasileira Antártica Comandante Ferraz

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2012 às 13h10.

São Paulo - A presidente da República Dilma Rousseff, em comunicado oficial, diz ter recebido com "grande consternação" a informação sobre o incêndio ocorrido na Estação brasileira Antártica Comandante Ferraz ontem no qual morreram dois militares da Marinha e feriu um.

Na nota, Dilma destacou o heroísmo dos militares que tentaram apagar o incêndio no local, ressaltou a importância do programa de pesquisas desenvolvido na Estação e afirmou que quer reconstruir a Estação. A presidente também agradeceu o apoio dos outros países no resgate dos brasileiros, como o Chile, Argentina e Polônia.

O planejamento da nova Estação Antártica, na Ilha Rei George, deverá começar amanhã (27), segundo disse o ministro da Defesa, Celso Amorim, à Agência Brasil. Porém, conforme o ministro, ainda não é possível avaliar os danos na estação incendiada, nem precisar quando a nova base estará pronta.

"A nossa ideia é imediatamente, já, chamar arquitetos para fazer desenhos, inclusive um desenho mais novo. Não estou dizendo que é por isso que aconteceu o incêndio, mas, obviamente, a base começou há 30 anos, então, ali ela foi agregando um pedaço ou outro. Agora já podemos pensar numa coisa para o futuro, digamos, de maneira mais completa, mais orgânica", disse Amorim à Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffMarinhaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Defesa de Bolsonaro diz estar 'surpresa' com ordem de prisão de domiciliar

'Estou inconformado', diz Valdemar da Costa Neto sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

'Não vi problema em postar': Flávio diz que Moraes responsabilizou Bolsonaro por ações de terceiros