Brasil

Dilma inaugura Fonte Nova e exalta preparação do Brasil

Dilma fez uma rápida vistoria nas instalações do local antes da cerimônia de inauguração, que contou com a presença dos operários das obras na plateia

A presidente Dilma Rousseff chuta bola ao lado do governador da Bahia, Jaques Wagner, durante cerimônia de inauguração da Arena Fonte Nova (Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidente Dilma Rousseff chuta bola ao lado do governador da Bahia, Jaques Wagner, durante cerimônia de inauguração da Arena Fonte Nova (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2013 às 13h28.

São Paulo - Dilma Rousseff deu o pontapé inicial de inauguração da Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), nesta sexta-feira.

Durante o evento, a presidente da República afirmou que o Brasil está se mostrando insuperável "dentro e fora de campo" em sua preparação para organizar a Copa das Confederações de 2013 e para a Copa do Mundo de 2014.

"Nós somos um País conhecido como sendo insuperável no campo, mas nós estamos mostrando que somos insuperáveis também fora de campo", disse.

Segundo a presidente, o fato de a Fonte Nova ser a primeira arena multiuso do Brasil inaugurada para eventos esportivos mostra que "estamos dando um passo importante para transformar a preparação da Copa do Mundo em um legado para o País".

Dilma fez uma rápida vistoria nas instalações do local antes da cerimônia de inauguração, que contou com a presença dos operários das obras na plateia.

O estádio baiano sediará três jogos da Copa das Confederações, em junho deste ano, e outros seis na Copa do Mundo, em 2014. A presidente estava acompanhada do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM).

O primeiro jogo da Arena Fonte Nova acontecerá no próximo domingo e reunirá os dois principais times do Estado: Bahia e Vitória, que travarão um clássico válido pelo Campeonato Baiano, a partir das 16 horas.


Salvador é a terceira cidade-sede a ter o estádio inaugurado para a Copa de 2014 e também para Copa das Confederações, depois que Fortaleza (Castelão) e Belo Horizonte (Estádio do Mineirão) entregaram as suas arenas.

As obras começaram em junho de 2010 e incluíram a demolição do antigo estádio, reconstrução da arena e construção de edifício garagem. A Arena Fonte Nova tem capacidade para 55 mil pessoas.

O empreendimento foi realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado da Bahia e a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), concessionária formada pelas empresas Odebrecht Participações e Investimentos e OAS.

Em seu discurso desta sexta-feira, Dilma confirmou que o Estado terá um projeto para vias urbanas no valor de R$ 1 bilhão. "Vamos investir em dois corredores com faixas exclusivas de ônibus.

Vamos conectar ônibus e metrô. É uma obra fundamental para os que moram e vivem na cidade", destacou a presidente, que disse que os investimentos fazem parte de "um presente", pelos 464 anos de Salvador, comemorados em 29 de março.

Segundo Dilma, o anúncio do projeto de vias estruturantes foi possível pois o governo do Estado e a prefeitura chegaram um acordo.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilEsportesFutebolCopa do MundoEstádios

Mais de Brasil

Camex diz que recebeu pedido do Itamaraty para iniciar processo de aplicação de medidas contra EUA

Operação contra PCC mostra que Brasil é como Colômbia e México: bilhões do tráfico estão entre nós

Universidade dos esportes: Lula revela plano para ampliar formação e fortalecer políticas públicas

Temporais no Sudeste e calor extremo no Centro-Oeste marcam fim de agosto; veja a previsão do tempo