Brasil

Dilma enfrenta manifestação de estudantes no Rio

Estudantes ligados à União da Juventude Socialista e à União Nacional dos Estudantes começou a gritar palavras de ordem no começo do discurso da presidente

Dilma Rousseff estava acompanhada pelo governador do Rio, Sergio Cabral, e pelo prefeito Eduardo Paes (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Dilma Rousseff estava acompanhada pelo governador do Rio, Sergio Cabral, e pelo prefeito Eduardo Paes (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2012 às 19h05.

Rio de Janeiro - Um grande tumulto atrapalhou a festa de inauguração de novas unidades habitacionais do programa "Minha Casa, Minha Vida" no Rio, onde estão presentes a presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio, Sergio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes, que nesta sexta-feira encerra uma maratona de inaugurações antes da campanha eleitoral.

A confusão começou quando um grupo de estudantes ligados à União da Juventude Socialista (UJS) e à União Nacional dos Estudantes (UNE) começou a gritar palavras de ordem justamente no início do discurso de Dilma. Os manifestantes foram afastados pelos seguranças e alguns chegaram a ser agredidos.

Os moradores da região de Triagem, na zona norte, e os beneficiários do programa habitacional se revoltaram contra os jovens e os expulsaram do local da festa. "Fora, fora", gritavam os moradores.

Os alunos pediam a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. "Fomos agredidos. Eu levei um soco na cara. E nós estamos aqui para defender a educação", disse Leonardo Guimarães, de 19 anos, aluno de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A solenidade de entrega das chaves foi encerrada logo depois do discurso da presidente, sem que o prefeito discursasse. Embora fosse um evento oficial da Prefeitura, a inauguração acontece no primeiro dia da campanha eleitoral municipal.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDilma RousseffGoverno DilmaGrevesHabitação no BrasilMetrópoles globaisMinha Casa Minha VidaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosProtestosPT – Partido dos TrabalhadoresRio de Janeiro

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto