Brasil

Dilma e Mujica participarão do Fórum Social Mundial

O evento nasceu em Porto Alegre em 2001 como uma antítese do Fórum Econômico Mundial, que anualmente reúne políticos e empresários na cidade suíça de Davos

Os dois presidentes participarão na próxima quinta-feira dos chamados 'Diálogos da Sociedade Civil com os governos', em Porto Alegre (Roberto Stuckert Filho/Presidência)

Os dois presidentes participarão na próxima quinta-feira dos chamados 'Diálogos da Sociedade Civil com os governos', em Porto Alegre (Roberto Stuckert Filho/Presidência)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 08h54.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff e o governante do Uruguai, José Mujica, irão na próxima semana a Porto Alegre para participar de uma das diversas edições que neste ano o Fórum Social Mundial foi dividido, segundo fontes da organização confirmaram nesta quinta-feira.

A Secretaria Permanente do Fórum Social Mundial indicou à Agência Efe que os dois presidentes participarão na próxima quinta-feira dos chamados 'Diálogos da Sociedade Civil com os Governos', evento que será realizado no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre.

A esses debates também foram convidados os governantes da Argentina, Cristina Kirchner, que recusou o convite por estar se recuperando de uma operação na tireoide, e do Paraguai, Fernando Lugo, que ainda não confirmou sua presença.

O Fórum Social Mundial nasceu em Porto Alegre em 2001 como uma antítese do Fórum Econômico Mundial, que anualmente reúne políticos e empresários na cidade suíça de Davos.

Neste ano, os ativistas do movimento contra a globalização se dividirão em diversas edições simultâneas do encontro, que acontecerão no Canadá, Tunísia e Espanha, entre outros países.

Cada um desses eventos terá um eixo temático particular, que no caso de Porto Alegre será a defesa do meio ambiente, um assunto que esteve na pauta do movimento desde sua origem, há mais de uma década.

Segundo os organizadores, no Brasil também ocorrerá o encontro de alguns dos mais conhecidos intelectuais do Fórum Social, como o jornalista espanhol Ignacio Ramonet e o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos.

A edição brasileira servirá ainda como preparação para a chamada Cúpula dos Povos, convocada para junho no Rio de Janeiro, em paralelo à Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.

O encontro será inaugurado na próxima terça-feira, com uma passeata que percorrerá as principais avenidas de Porto Alegre, e terminará no domingo, depois da chamada Assembleia dos Movimentos Sociais. 

Acompanhe tudo sobre:América Latinacidades-brasileirasDados de BrasilDilma RousseffJosé MujicaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPorto AlegrePT – Partido dos TrabalhadoresUruguai

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP