O vice-presidente americano, Joe Biden, no Rio de Janeiro: o vice-presidente dos Estados Unidos se reunirá no Brasil com o governo, com empresários e com funcionários da Petrobras. (REUTERS/Pilar Olivares)
Da Redação
Publicado em 29 de maio de 2013 às 14h24.
Rio de Janeiro - O vice-presidente americano, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, que os Estados Unidos convidaram a presidente Dilma Rousseff a fazer uma visita de Estado ao país em outubro.
"O presidente (Barack) Obama me pediu para convidar sua presidente para ir a Washington para a única visita de Estado que será realizada este ano", disse Biden em um discurso.
Biden será recebido por Dilma na sexta-feira, antes de um encontro com o vice-presidente Michel Temer.
A visita de Estado de Dilma Rousseff será a primeira do segundo mandato de Obama, que em seu governo anterior recebeu em visita de Estado líderes de outras potências emergentes, como Índia e China.
Também será a primeira visita de Estado de um presidente do Brasil aos Estados Unidos desde a realizada por Fernando Henrique Cardoso em 1995.
O vice-presidente dos Estados Unidos se reunirá no Brasil com o governo, com empresários e com funcionários da Petrobras.
"Imaginem o que estas duas dinâmicas economias (Estados Unidos em Brasil) podem fazer com mais comércio e investimento", afirmou Biden no Rio de Janeiro. E completou: "Já não podemos nos referir ao Brasil como um país emergente, vocês emergiram e todos perceberam".
Barack Obama visitou o Brasil em março de 2011, no primeiro ano de governo da presidente Dilma.