Brasil

Dilma diz que país será o maior produtor de plataformas

A presidente previu que, "com a exploração do pré-sal, o país se tornará o maior produtor de plataformas do século 21"


	Campos, Dilma e Foster em cerimônia de Conclusão da P-62: "O Brasil vai precisar de muita plataforma daqui pra frente. A gente tem de pensar grande, do tamanho do Brasil", disse Dilma
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Campos, Dilma e Foster em cerimônia de Conclusão da P-62: "O Brasil vai precisar de muita plataforma daqui pra frente. A gente tem de pensar grande, do tamanho do Brasil", disse Dilma (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2013 às 14h48.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira, 17, na cerimônia de inauguração da plataforma P-62, no Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca (PE), que outros seis navios sondas e 19 grandes navios já estão encomendados para o estaleiro Atlântico Sul.

Ela previu que, "com a exploração do pré-sal, o país se tornará o maior produtor de plataformas do século 21".

Dilma revelou ainda que um sétimo navio sonda poderá ser produzido no estaleiro e que, além da P-62, outros três grandes navios já foram construídos na unidade pernambucana.

"O Brasil vai precisar de muita plataforma daqui pra frente. A gente tem de pensar grande, do tamanho do Brasil", disse Dilma.

A plataforma é a primeira dessa modalidade realizada em Ipojuca. Ela demorou três anos para ser construída e terá capacidade de produzir 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás quando estiver em operação no Campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ).

A presidente disse que a indústria naval "renasceu" e tem hoje 79 mil homens e mulheres trabalhando. "Outro dia eram 70 mil, agora já são 79 mil", ressaltou a presidente.

Ela apontou que, em todo o Brasil, o número de empregados no segmento chegava a pouco mais de 7 mil em 2003. "O que nós vemos hoje é um segmento de indústria que ressurgiu", afirmou.

"Nós vamos ter muita contratação daqui para frente", completou. Dilma apontou que só para extrair petróleo do Campo de Libra é preciso de 12 a 18 plataformas. "Mais para 18 do que 12", disse.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEnergiaPersonalidadesPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPré-salPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto