Brasil

Dilma assina convênios para construção de 718 creches

Financiamento é alternativa aos recursos do FNDE

Prefeituras devem aguardar para receber verba, para que funcionar dentro dos padrões exigidos (Antonio Cruz/ABr)

Prefeituras devem aguardar para receber verba, para que funcionar dentro dos padrões exigidos (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2013 às 08h47.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira convênios com 419 municípios para construção de 718 creches e anunciou a edição de uma medida provisória para bancar o custeio dessas unidades enquanto estiverem sem receber recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão gastos 800 milhões de reais para construção das creches, que fazem parte do Proinfância, cujo objetivo é colocar em operação 6 mil escolas infantis em todo país ao custo de aproximadamente 6 bilhões de reais.

"Hoje estamos aqui para aumentar a aceleração do resgate das crianças brasileiras", disse Dilma em discurso. "Seremos bem-sucedidos se ao fim ou no meio desse processo de desenvolvimento do Brasil os maiores beneficiados sejam as crianças e os jovens", acrescentou.

A presidente arrancou aplausos dos prefeitos ao anunciar a edição de uma MP que garanta o repasse de recursos do MEC para o custeio das creches mesmo que elas ainda não estejam cadastradas pelo FNDE.

Normalmente, as prefeituras precisam aguardar meses para receber a verba até que o governo tenha certeza de que a escola está funcionando dentro dos padrões exigidos pelo Executivo.

O MEC não soube informar quando a MP será enviada ao Congresso e nem qual o valor que será gasto pelo governo para garantir o funcionamento das creches.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrechesDados de BrasilDilma RousseffPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSetor de educação

Mais de Brasil

Como emitir nova Carteira de Identidade no MT: passo a passo para agendar online

Com Marçal mais "comedido" e críticas a Nunes, candidatos focam em propostas em debate do STB

Oferta de moradia: Governo de São Paulo deseja adquirir quase 6 mil imóveis no centro da capital

Ensino no Brasil não prepara crianças para mundo do trabalho com IA, diz executivo do B20