Brasil

Dilma anuncia mais 700 mil unidades para o MInha Casa

A presidente ressaltou que o programa de habitação já entregou mais de 1,4 milhão de casas e apartamentos


	Dilma entrega unidade habitacional do Minha Casa, Minha Vida: a meta é chegar a 2,750 milhões de habitações contratadas durante o governo Dilma
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma entrega unidade habitacional do Minha Casa, Minha Vida: a meta é chegar a 2,750 milhões de habitações contratadas durante o governo Dilma (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 11h31.

Brasília - O programa "Minha Casa, Minha Vida" já entregou mais de 1,4 milhão de casas e apartamentos. "No meu governo, já contratamos 2,065 milhões de moradias. Somando com as casas contratadas no governo Lula, são mais de 3 milhões de moradias em todo o País", destacou Dilma Rousseff na edição da coluna semanal "Conversa com a Presidenta" desta terça-feira (10).

Segundo ela, o programa está permitindo que sejam atendidas famílias que "sem o apoio e os recursos do governo, não poderiam nem sonhar em ter a casa própria". A coluna é publicada semanalmente em cerca de 200 jornais brasileiros.

Dilma ressaltou que está fixado o objetivo de contratar a construção de mais 700 mil casas até o final de 2014. "Porque nossa meta é chegar a 2,750 milhões de habitações contratadas somente durante o período do meu governo", destacou.

A presidente ressaltou que em novembro foi atingida a marca de cem mil casas contratadas na zona rural. "Do mesmo jeito que ocorre no 'Minha Casa, Minha Vida' das áreas urbanas, sem o subsídio do governo federal, a maioria dos beneficiados das áreas rurais não teria como pagar o imóvel", ressaltou a presidente.

Mudanças

Dilma ressaltou que a entrega de moradias, nas áreas urbanas, está promovendo uma mudança de hábitos. "Nas cidades, cerca de um terço dos imóveis contratados são apartamentos, e a vida em um condomínio está sendo uma novidade para muitos", assinalou.

"Quando moramos em uma casa, nós mesmos cuidamos do quintal, do jardim, varremos a calçada ou pintamos o muro. Quando mudamos para um apartamento, isso tudo é feito junto com os moradores dos outros apartamentos, e aí, as decisões precisam ser tomadas em conjunto e as despesas são compartilhadas", ressaltou.

A dica dada hoje por Dilma é que, quando a família receber as chaves dos apartamentos, a primeira coisa a fazer é montar o condomínio para manter o prédio bem conservado e limpo, e dividir os gastos com esses serviços. Para auxiliar nesse processo de transição, o governo promoveu uma mudança no "Minha Casa, Minha Vida".

"O programa vai pagar, durante um ano, empresas especializadas para ensinar os moradores a montar o condomínio e a organizar suas contas", ressaltou a presidente.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffHabitação no BrasilMinha Casa Minha VidaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado

Moraes diz que tentativa de atentado em Brasília não é um fato isolado

Moraes autoriza buscas em endereços associados a homem morto em tentativa de atentado