Brasil

Dilma afirma que País deve olhar para si

Presidente voltou ao microblogue Twitter para falar sobre o Dia da Consciência Negra

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2013 às 16h55.

São Paulo - Com presença cada vez mais frequente nas redes sociais da internet diante da aproximação das eleições de 2014, a presidente Dilma Rousseff voltou nesta quarta-feira, 20, ao microblogue Twitter para falar sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20. "Hoje é comemorado o Dia da #ConscienciaNegra, dia de o Brasil olhar para si, rever o seu passado e discutir o seu futuro", foi a mensagem publicada na conta de Dilma, abrindo os comentários dela sobre o tema. Dilma criticou formas de exclusões racial e social.

"O passado de escravidão retorna, sempre, como racismo, como tentativa de manter a hierarquia e os valores de uma sociedade superada", cita a segunda postagem sobre o tema. Em seguida, a presidente menciona: "...sociedade na qual negras e negros ocupam sempre a base da pirâmide social". Diante desse cenário, Dilma analisou que "é por isso que a exclusão racial e a exclusão social viraram uma coisa só."

De acordo com o que publicou a presidente no Twitter, "a efetiva igualdade racial apenas será conquistada com políticas afirmativas de promoção de oportunidades para negros e negras". Em seguida, Dilma disse: "Por isso, promulguei a Lei de Cotas nas universidades". "Por isso, assinei mensagem ao Congresso encaminhando projeto de lei que reserva 20% das vagas do serviço público federal p/ negros", citou no microblogue.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffNegrosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPreconceitosPT – Partido dos TrabalhadoresRacismo

Mais de Brasil

Moraes teve 'sabedoria' ao levar aumento do IOF para conciliação, diz Alckmin

Brasil assina carta de intenções com gigante chinesa de energia que envolve minerais nucleares

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes

Decisão da Justiça dá aval para concessionária do Ibirapuera cobrar taxa de assessoria esportiva