Brasil

Dieese: ICV avança 0,25% em agosto, puxado por etanol

Com a alta de 7,74% do álcool combustível, grupo Transportes da inflação paulistana promoveu o aumento do índice

Bomba de abastecimento de etanol: álcool combustível foi o grande responsável pela alta do ICV (Divulgação/Petrobras/Divulgação)

Bomba de abastecimento de etanol: álcool combustível foi o grande responsável pela alta do ICV (Divulgação/Petrobras/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - O Índice do Custo de Vida (ICV) passou de 0,14% em julho para 0,25% em agosto. O dado, divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mede a inflação na capital paulista.

Segundo o Dieese, o indicador sofreu o impacto do aumento de 7,74% do etanol combustível no mês passado. O item pressionou o grupo Transportes, que registrou elevação de 0,82%, a maior contribuição positiva para o ICV.

Entre janeiro e agosto de 2010, o ICV acumulou alta de 3,62%. Nos 12 meses encerrados em agosto, a taxa acumulada atingiu o nível de 5,16%. Entre os grupos monitorados, além da alta de 0,82% em Transportes, houve aumentos em Habitação (0,51%), Saúde (0,14%), Vestuário (0,05%) e Alimentação (0,04%). Por outro lado, taxas negativas foram detectadas em Despesas Diversas (recuo de 0,54%), Despesas Pessoais (baixa de 0,22%), Educação e Leitura (queda de 0,14%), Equipamento Doméstico (baixa de 0,08%) e Recreação (recuo de 0,06%).

De acordo com o Dieese, a alta no grupo Habitação resultou de reajustes no subgrupo de locação, impostos e condomínio (0,89%), que foi pressionado pelo aumento de 1,03% dos aluguéis, e no subgrupo de operação do domicílio (0,40%), para o qual contribuiu a alta de 1,03% da tarifa de eletricidade.

O grupo Alimentação, por sua vez, foi marcado pela discrepância, apontou o Dieese. Enquanto os produtos in natura e semielaborados recuaram 0,34%, os produtos da indústria alimentícia subiram 0,12% e alimentação fora do domicílio avançou 0,70%.

Leia mais notícias sobre São Paulo

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisEnergiaSão Paulo capitalInflaçãoCommoditiesCombustíveisEtanolBiocombustíveis

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país