Meirelles diz que economia está se encaminhando para uma fase de acomodação depois de forte crescimento (.)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2010 às 17h05.
São Paulo - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles emitiu nota comentando o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, logo após a divulgação dos resultados pelo IBGE. "O crescimento do PIB confirma o diagnóstico do Banco Central (BC), expresso na Ata da reunião do Copom de julho, de que a economia brasileira se desloca para uma trajetória mais condizente com o equilíbrio de longo prazo".
No mercado financeiro, há muitas críticas sobre a reunião do Copom, que na quarta-feira (1/09) decidiu interromper o ciclo de alta da taxa de juros, mantendo a Selic em 10,75% ao ano.
Segundo Meirelles, a taxa de crescimento de 1,2% reflete o efeito de carregamento do forte índice do período anterior. "Note-se que o IBC-Br, após indicar que a economia se expandiu ligeiramente em abril (0,23%), apontou expansão nula nos dois meses seguintes". O índice do BC previa uma alta de 1,3% no segundo trimestre.
Apesar dessa acomodação apontada por Meirelles, o Banco Central mantém sua estimativa de um crescimento acumulado de 7,3% em 2010.
Leia mais: Ruim para o BC, ótimo para Dilma
PIB do 2º tri mostra que BC errou a mão, diz Gradual
Leia mais notícias sobre PIB
Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter