Alguns motivos podem impedir que o documento de licenciamento anual do veículo seja gerado e se torne acessível para os usuários, alerta o Detran-RJ (Fernando Moraes/Agência Brasil)
Agência de notícias
Publicado em 29 de dezembro de 2023 às 15h52.
Última atualização em 29 de dezembro de 2023 às 16h02.
O calendário para o licenciamento anual de veículos em 2024 foi divulgado pelo Detran-RJ nesta sexta-feira. De acordo com a Portaria 6.529, publicada no "Diário Oficial", o cronograma será dividido em três datas: carros com final de placa 0, 1 e 2 deverão fazê-lo até 31/5/2024; os com final 3, 4 e 5 até 30/6/2024: e os com final 6, 7, 8 e 9 até 31/7/2024.
O Detran-RJ lembra que o licenciamento é totalmente digital. Para obter o documento de 2024, é necessário pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), obtida no site do Bradesco (www.bradesco.com.br). Este ano, também será necessário ter quitado o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e as multas de trânsito vencidas.
Depois da compensação dos pagamentos, o documento digital, chamado de CRLV-e, fica disponível para o usuário no Posto Digital Detran.RJ (acessado pelo site detran.rj.gov.br), no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Para fazer o licenciamento, o primeiro passo é se registrar no gov.br - portal do governo federal para documentação em geral. Quem preferir pode solicitar a impressão do CRLV-e em papel A4 em um posto de vistoria do Detran.RJ.
PESSOA FÍSICA – Pelo Posto Digital Detran.RJ
PESSOA FÍSICA – Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)
PESSOA JURÍDICA
Pelo menu 'Meus veículos' no Portal de Serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito)
Requisitos: Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.
Alguns motivos podem impedir que o documento de licenciamento anual do veículo seja gerado e se torne acessível para os usuários, alerta o Detran RJ. Nesse caso, se o usuário pagar a GRT, o IPVA e as multas vencidas e o documento não atualizar no aplicativo, ele deve ir a uma das unidades de veículos do Detran.RJ - posto de vistoria, Unidade de Serviços Veiculares (USV), Ciretrans, Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs) ou sede (Av. Presidente Vargas, 817, térreo, acesso 3) para verificar o motivo.