Brasil

Desigualdade social dá ao Brasil uma das melhores odontologias do mundo

Financial Times indica que uma “cultura híbrida” é a razão para a boa qualidade da odontologia brasileira, que se desenvolveu na má distribuição de renda do país

Habilidade dos dentistas brasileiros é elogiada pelo jornal inglês Financial Times (Sean Gallup/Getty Images)

Habilidade dos dentistas brasileiros é elogiada pelo jornal inglês Financial Times (Sean Gallup/Getty Images)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 7 de janeiro de 2011 às 10h27.

São Paulo - A qualidade da indústria odontológica brasileira chamou a atenção do jornal inglês Financial Times, um dos mais respeitados no mundo quando o assunto é economia e negócios. Para a publicação, os dentistas nacionais estão entre os melhores do mundo.

“Uma das coisas mais surpreendentes sobre o Brasil é que sua odontologia situa-se entre as melhores do mundo”, elogia a reportagem do jornal inglês, publicada nesta sexta-feira.

De acordo com o texto, a habilidade dos dentistas nacionais e o tamanho do mercado brasileiro, que se expandiu nos últimos anos, têm atraído grandes empresas fornecedoras, tanto dos EUA  quanto da União Europeia.

O Financial Times indica também que uma “cultura híbrida” é a razão para a boa qualidade da odontologia brasileira, que se desenvolveu na má distribuição de renda do país.

“Uma grande minoria da população pode pagar - e exige - o tratamento mais sofisticado disponível”, diz a reportagem, assinada pelo correspondente Jonathan Wheatley. “Uma maioria muito maior tem que aceitar os serviços com um orçamento muito mais limitado”, critica o texto.

Crítica ácida

O jornal inglês comenta ainda um determinado caso da inovação na área odontológica brasileira, quando a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, colocou flúor no sistema de abastecimento público.

 O Financial Times, no entanto, ressalta que nem todas as condições no Brasil são ideais para a inovação. “Assim como é notória a desigualdade no país, também é a sua burocracia 'estupidificante'”, diz a reportagem.
 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasAmérica LatinaDados de BrasilDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoqualidade-de-vidaFinancial TimesJornais

Mais de Brasil

GRU Airport, responsável por Guarulhos, arremata 12 aeroportos regionais

Anvisa determina recolhimento de lotes do sabão Ypê após identificar contaminação

Congresso derruba parte dos vetos de Lula à Lei de licenciamento ambiental

Rio de Janeiro autoriza spray para autodefesa de mulheres; Confira regras para porte