Brasil

Desemprego na América Latina é maior entre jovens afrodescedentes

Segundo o levantamento feito pela ONU, desemprego nessa camada é de 12,9% na região

Segundo a pesquisa, no Brasil a taxa de desemprego entre os jovens afrodescendentes era de 23,8% (Drawlio Joca/EXAME.com)

Segundo a pesquisa, no Brasil a taxa de desemprego entre os jovens afrodescendentes era de 23,8% (Drawlio Joca/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2011 às 12h18.

Brasília - Dados do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) indicam que 12,9% do total de latino-americanos com idade entre 15 e 29 estavam desempregados em 2009, sendo que as taxas de desemprego entre jovens afrodescedentes são maiores do que entre os demais da região.

O relatório Juventude Afrodescendente na América Latina: Realidades Diversas e Direitos (des)Cumpridos, divulgado hoje (18), mostra que, no Brasil, por exemplo, o desemprego entre os jovens afrodescedentes chegava a 23,8% no início da década, contra 20,7% entre o restante da população jovem. Os dados têm por base o Censo Demográfico de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na Colômbia, em 2005, 12,2% dos jovens afrodescedentes estavam desempregados, enquanto o percentual entre os demais jovens ficou em 9,3%. No Panamá, em 2010, 15% do desemprego juvenil eram representados por afrodescendentes, contra 11,6% entre o restante dos jovens.

O documento alerta ainda que o desemprego na América Latina é maior entre as mulheres jovens afrodescedentes. Na Guatemala e em Honduras, as taxas de desemprego nesse grupo são três e duas vezes maiores, respectivamente, do que os índices registrados entre as demais jovens.

Os jovens latino-americanos que não estudam nem trabalham, de acordo com o relatório, totalizam entre 20% e 35%. Em 2000, no Brasil, as taxas entre afrodescedentes chegaram a 29%, enquanto no restante da população jovem, o índice ficou em 24%. No Equador, em 2001, os jovens afrodescedentes que não trabalhavam nem estudavam representavam 47% do total, enquanto as taxas entre os demais jovens alcançou 42%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesempregoEmpregosNível de emprego

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP