Brasil

Descarrilamento ainda afeta operação do Metrô paulistano

A companhia recomenda que as pessoas optem pelas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2013 às 20h04.

São Paulo – Sete horas após o descarrilamento de um trem do metrô, entre as estações Marechal Deodoro e Barra Funda, a companhia orienta o usuário a evitar, na noite de hoje (5) a Linha 3-Vermelha, que liga as estações Itaquera e Palmeiras-Barra Funda. A companhia recomenda que as pessoas optem pelas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Segundo o Metrô, as estações estão abertas, mas os trens operam com velocidade reduzida e com maior tempo de parada em todas as estações da Linha 3-Vermelha. Entre as estações Santa Cecília e Palmeiras-Barra Funda, as composições circulam em via única. A falha provocou muitas filas nas estações.

O problema afeta, inclusive, as linhas 1-Azul e 2-Verde, que também operam em velocidade reduzida. Como há grandes filas e movimentação nas estações, o Metrô informou que, para garantir a segurança dos passageiros e evitar lotação nas plataformas, está fazendo a contenção de fluxo nas estações de transferência e também nas do trecho oeste da Linha Vermelha, entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Anhangabaú.

Para os usuários que pretendem chegar até a Estação Palmeiras-Barra Funda, a melhor opção, segundo o Metrô, é usar a Linha 7-Rubi da CPTM, fazendo transferência na Estação Luz. Para quem pretende ir no sentido contrário, em direção à zona leste, a melhor alternativa é pegar a Linha 11-Coral, a partir da Estação Luz, e ir até a Estação Tatuapé, onde a baldeação ocorrerá gratuitamente, pelo metrô, até a Estação Corinthians-Itaquera.

O Metrô informou, por meio da assessoria de imprensa, que técnicos da companhia estão trabalhando no local do descarrilamento, mas ainda não há previsão sobre a normalização do sistema. A companhia abriu sindicância interna, com prazo até 30 dias, para apurar as causas do acidente.

Segundo o Metrô, o problema ocorreu por volta das 11h50 de hoje (5). Descarrilou um jogo de rodas do carro 5 de um vagão que estava próximo à Estação Barra Funda, vindo de Itaquera. Não houve feridos. Os passageiros foram retirados por funcionários da companhia por uma passarela de emergência.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrô de São Paulomobilidade-urbanaTransporte públicotransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Linhas 8 e 9 começam a disponibilizar Wi-Fi gratuito em todas as estações; saiba como acessar

Bolsonaro indiciado pela PF: entenda o inquérito do golpe em cinco pontos

O que acontece agora após indiciamento de Bolsonaro e os outros 36 por tentativa de golpe de Estado?

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta