Brasil

Descargas elétricas e alagamentos: Sudeste tem alertas de chuvas intensas nesta quinta-feira; veja

Inmet emite alertas de "Perigo" e "Perigo Potencial" de chuvas intensas para o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país

Pessoas ficam em rua inundada após forte chuva em São Paulo (Carla Carniel/Reuters)

Pessoas ficam em rua inundada após forte chuva em São Paulo (Carla Carniel/Reuters)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 30 de novembro de 2023 às 08h55.

O Brasil vai enfrentar precipitações fortes nesta quinta-feira, principalmente no Sudeste, de acordo com o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet). Para a região, foram emitidos alertas de níveis amarelos e laranjas de precipitações. As regiões Norte e Centro-Oeste também têm previsão de dias chuvosos pela frente, mas com baixo risco de alagamentos.

Como fica a região Sudeste?

Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, as partes leste de São Paulo, sul e centro de Minas Gerais e Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo serão marcados por chuvas nesta quinta-feira. As precipitações surgem a partir de um centro de baixa pressão, que se formou no litoral de São Paulo, na quarta.

— O fenômeno climático já está provocando chuvas, que vão persistir não só lá, mas em outras partes do país. Instabilidades ocorrerão nas regiões Centro-Oeste e Norte — explica.

Para o Sudeste, o Inmet emitiu alertas de "Perigo" e "Perigo Potencial" de chuvas intensas. O norte do Rio e sul de Minas terão chuvas de até 100 mm/dia, com risco de corte de energia elétrica e de alagamentos. A recomendação é que a população não se abrigue embaixo de árvores e desligue aparelhos elétricos.

"Perigo Potencial" de chuvas intensas

Para São Paulo e Minas Gerais, o Inmet emitiu um alerta de nível amarelo de chuvas intensas, o que indica que a região terá precipitações de até 50 mm/dia, com ventos intensos. O centro de baixa pressão também vai gerar instabilidade no Centro-Oeste e partes da região Norte, que também estão na zona de perigo.

Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também têm previsões de pancadas isoladas nesta quinta-feira, apesar do risco de descargas elétricas e alagamentos ser baixo. A recomendação do Inmet é que a população fique longe de torres de transmissão e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Sul com instabilidades

Nesta quarta-feira, o Inmet alertou para a possibilidade de ocorrência de chuvas orográficas no estado de Santa Catarina, durante semana. Este tipo de precipitação é também conhecido como chuva de relevo e ocorre quando a nuvem encontra um obstáculo. Quase todo o estado segue com previsão de muitas nuvens e períodos nublados com pancadas de chuva, trovoadas isoladas e rajadas de vento, além da possibilidade de queda de granizo.

Apesar disso, na quinta, a região não tem previsão de chuvas fortes, apenas pancadas isoladas. As temperaturas se elevam e ficam em torno de 30°C. O tempo é aberto e com ventos fracos a moderados.

Nordeste sem chuvas

Os nordestinos estarão livres das chuvas nesta quinta-feira, devido à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). O fenômeno impede que nuvens se formem, o que mantém o tempo aberto na região. As temperaturas ficam elevadas, em torno de 30°C. A umidade mínima é de 50%.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClimaEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas