Brasil

Desaprovação de Lula recua levemente, mas continua superior à aprovação, diz AtlasIntel

Na comparação com o levantamento de maio, a desaprovação de Lula teve leve queda 1,9 ponto percentual, dentro da margem de erro

Lula: governo tem leve melhora na avaliação

Lula: governo tem leve melhora na avaliação

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 8 de julho de 2025 às 09h00.

Última atualização em 8 de julho de 2025 às 09h47.

O trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 47,3% dos brasileiros e reprovado por 51,8%, segundo a pesquisa Latam Pulse, do instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta terça-feira, 8. Cerca de 0,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Na comparação com o levantamento de maio, a desaprovação do presidente teve leve queda 1,9 ponto percentual, dentro da margem de erro.

A aprovação subiu 1,9 ponto percentual. Está é a segunda vez no ano em que a avaliação positiva de Lula exibe sinais de melhora.

O levantamento mostra ainda que a desaprovação está em alta desde outubro de 2024 e segue à frente da aprovação desde novembro do ano passado.

Desaprovação entre as mulheres supera

O estudo revela que, pela primeira vez, mulheres desaprovam mais o governo Lula que os homens, com 52,6% contra 51%, respectivamente.

Apesar dessa diferença, o levantamento aponta uma leve queda na reprovação entre os homens, que já havia superado os 57%.

O grupo com maior percentual de desaprovação é o de jovens de 16 a 24 anos, com 69,4%.

Além disso, os entrevistados de baixa renda, historicamente uma base de apoio relevante para o petista, apresentam os maiores índices de rejeição. A desaprovação chega a 58% entre os que recebem até R$ 2.000 e 56,1% entre os que ganham até R$ 3.000.

A pesquisa também destaca uma maior rejeição entre pessoas com ensino médio (59,2%) e os moradores das regiões Sudeste (52,1%) e Sul (61,3%).

Os evangélicos também mostram elevada desaprovação, com 76,8%. Embora o número seja inferior ao observado em pesquisas anteriores, quando a reprovação ultrapassou os 80%, ele ainda se mantém alto.

No Nordeste, no entanto, a aprovação voltou a crescer, alcançando 56,8%, enquanto a desaprovação caiu para 43,1%.

Em termos gerais, a avaliação negativa do governo Lula sofreu uma leve oscilação entre maio e junho. O percentual de brasileiros que consideram a gestão ruim ou péssima caiu de 52,1% para 51,2%, uma redução de 0,9 ponto percentual, dentro da margem de erro.

A avaliação positiva, por sua vez, apresentou uma pequena queda, de 41,9% para 41,6%, também dentro da margem de erro. A avaliação regular aumentou de 6% para 7%.

A pesquisa AtlasIntel entrevistou 2.621 brasileiros adultos entre os dias 27 e 30 de junho de 2025 via Recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro do levantamento é de 2 ponto percentual para mais ou para menos.

Criminalidade e corrupção continuam a preocupar brasileiro

A pesquisa revela que a criminalidade e a corrupção continuam sendo as principais preocupações dos brasileiros, mencionadas por 46,8% e 58,1% dos entrevistados, respectivamente.

Desde a operação da Polícia Federal (PF) sobre os desvios de valores nas aposentadorias do Instituto Nacio (INSS), a corrupção aparece com o principal preocupação da população.

A preocupação com a economia e a inflação é citada por 28% dos entrevistados.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPesquisas eleitoraisGoverno Lula

Mais de Brasil

Tarcísio se reúne com chefe da Embaixada dos EUA: 'É preciso negociar'

Dois PMs são presos após morte de homem em Paraisópolis após análise de câmeras corporais

Família de criança que morreu no cânion Fortaleza ia fazer lanche quando menina correu e caiu

Ação policial em Paraisópolis deixa dois mortos e gera protestos na comunidade