Brasil

8 grupos fazem proposta para túnel Santos-Guarujá, diz Dersa

Segundo a Dersa, a abertura da primeira fase da licitação internacional, de pré-qualificação, revelou interesse de 22 grandes empresas

Orla da cidade de Santos (SP): Submerso ligará as duas margens do Porto de Santos (Divulgação/Embratur)

Orla da cidade de Santos (SP): Submerso ligará as duas margens do Porto de Santos (Divulgação/Embratur)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2014 às 20h53.

Última atualização em 22 de fevereiro de 2018 às 15h15.

São Paulo - Representantes de construtoras do Brasil, Espanha, Itália, Coreia do Sul, Holanda e Turquia compareceram na manhã desta terça-feira, 14, na sede da Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A – para entregar os documentos e propostas de metodologia para a execução das obras do Submerso - Túnel Santos-Guarujá.

Segundo a Dersa, a abertura da primeira fase da licitação internacional, de pré-qualificação, revelou interesse de 22 grandes empresas, que concorrerão organizadas em sete consórcios e um concorrente isolado.

De acordo com comunicado, o pacote de obras é licitado em lote único. O contrato está orçado em R$ 1,98 bilhão e contará com recursos do Tesouro do Estado, além de um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Das empresas que participam da pré-qualificação, 13 são brasileiras (JMalucelli, Andrade Gutierrez, CR Almeida, Camargo Corrêa, Carioca Engenharia, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Construcap, Constran, Piacentini Tecenge do Brasil, Técnica Construções e Cobrasa Construtora) e nove são estrangeiras, sendo três da Espanha (Ferrovial Agroman, FCC e Acciona), três da Itália (Salini Impregilo, Grandi Lavori Fincosit e Ing. E. Mantovani), uma da Holanda (Strukton), uma da Coreia do Sul (Daewoo) e uma da Turquia (Nurol Insaat VE Ticaret).

As empresas que conseguirem atender aos requisitos técnicos e financeiros serão julgadas qualificadas e estarão aptas a apresentar proposta comercial na segunda etapa da licitação.

A previsão da Dersa é iniciar a segunda etapa em novembro de 2014. Vencerá a licitação o licitante qualificado cuja proposta comercial resultar no menor preço global para a obra. O início das obras está previsto para janeiro de 2015, com duração de 44 meses.

O Submerso ligará as duas margens do Porto de Santos e será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, construídos em uma doca seca no Guarujá. Após finalizados, serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos.

O Submerso tem o valor total estimado de R$ 2,8 bilhões (data-base junho/2014), o qual contempla, além das obras, os trabalhos de projeto, gerenciamento, compensações ambientais e desapropriações, entre outros.

Acompanhe tudo sobre:DersaLicitaçõesSetor de transporteTransporte e logísticaTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas