Brasil

Deputados vão elaborar relatório para contrapor voto de Zveiter

A decisão foi tomada em uma rápida reunião logo depois do relator apresentar seu voto e o advogado de Temer fazer a sustentação oral da defesa na CCJ

Sergio Zveiter: desde a indicação de Zveiter para relator, o governo acreditava que o relatório pudesse ser negativo (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Sergio Zveiter: desde a indicação de Zveiter para relator, o governo acreditava que o relatório pudesse ser negativo (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 10 de julho de 2017 às 20h17.

Brasília - Os deputados do PMDB que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara vão elaborar um relatório em separado contra a admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara para se contrapor ao relatório do deputado Sérgio Zveiter (RJ), também peemedebista, disse à Reuters uma fonte ligada ao governo.

A decisão foi tomada em uma rápida reunião logo depois de Zveiter apresentar seu voto e o advogado de Temer, Antonio Claudio Mariz de Oliveira fazer a sustentação oral da defesa na CCJ.

Mais cedo, a informação passada à Reuters foi de que a elaboração desse voto em separado ficaria a cargo do líder da maioria, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES).

A mudança se deu pela avaliação que a sustentação oral do voto seja feita por um deputado mais eloquente, enquanto Lelo é mais discreto.

Desde a indicação de Zveiter para relator da denúncia, o governo acreditava que o relatório pudesse ser negativo para o presidente, e as informações se confirmaram nas últimas horas e o governo começou a negociar um voto em separado.

Desde cedo o governo articula para tentar se contrapor ao que pode ser considerado uma derrota na CCJ.

A contabilidade palaciana é que, com as mudanças de membros da Comissão feitas nos últimos dias o presidente pode chegar a cerca de 40 votos - seis a mais do que o mínimo necessário para derrotar a proposta.

Fontes da base admitem, no entanto, que com o relatório pela admissibilidade apresentado por Zveiter a posição do governo fica mais complicada.

Daí a importância do voto em separado. É possível que sejam apresentados mais de um relatório pró-governo na CCJ.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosGoverno TemerMDB – Movimento Democrático BrasileiroMichel TemerPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU