Ativista brasileira do Greenpeace Ana Paula Maciel pede a sua libertação em prisão de Murmansk, na Rússia (Greenpeace/Divulgação via Reuters)
Da Redação
Publicado em 22 de outubro de 2013 às 21h28.
São Paulo - Um grupo de parlamentares entregou nesta terça-feira ao embaixador russo no Brasil, Serguei Pogossovitch Akopov, duas moções na qual pediam a libertação da ativista brasileira do Greenpeace, Ana Paula Maciel, detida na Rússia acusada de pirataria, informou a Câmara dos Deputados.
As moções foram redigidas pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa da Câmara e pela Representação Brasileira do Parlamento no Mercosul, e entregues por seus respectivos representantes, os deputados Nelson Pellegrino e Newton Lima.
Os parlamentares pediram ao governo russo a liberdade de Ana Paula e dos demais ativistas para que possam seguir o processo em liberdade, já que, segundo a nota, 'o próprio (presidente russo) Vladimir Putin está convencido que os detidos não têm nenhum tipo de vinculação com a pirataria'.
A bióloga gaúcha foi detida no último dia 19 de setembro junto com outros 27 ativistas e dois jornalistas na embarcação do Greenpeace, Arctic Sunrise, após um protesto contra uma plataforma da empresa russa Gazprom no Ártico, onde a estatal procura petróleo.
Ana Paula Maciel completou no fim de semana passado um mês na prisão, onde pediu o direito de fiança para seguir o processo em liberdade, mas que, por enquanto, segue sem resposta após o adiamento da audiência na semana passada.
Pellegrino lembrou 'o momento especial' que vivem as relações bilaterais entre Brasil e Rússia, enquanto Lima não descartou levar o assunto para que seja deliberado no Parlamento do Mercosul. EFE