Brasil

Deputados apresentam PEC para Constituinte em 2017

O texto apresentado pelos parlamentares veda que a Constituinte mexa em outros temas, como as cláusulas pétreas da Constituição

Rogério Rosso: "Seria uma assembleia nacional constituinte para analisarmos a reforma política e outros temas que não os pétreos"

Rogério Rosso: "Seria uma assembleia nacional constituinte para analisarmos a reforma política e outros temas que não os pétreos"

R

Reuters

Publicado em 14 de dezembro de 2016 às 21h18.

Brasília - Os deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Miro Teixeira (Rede-RJ) conseguiram as 172 assinaturas necessárias e apresentaram, nesta quarta-feira uma Proposta de Emenda à Constituição para convocar uma assembleia nacional constituinte a partir de fevereiro de 2017 para tratar de uma reforma política e eleitoral.

O texto apresentado pelos parlamentares veda que a Constituinte mexa em outros temas, como as cláusulas pétreas da Constituição, os direitos e garantias individuais, o estado democrático de direito, o voto secreto, a separação entre Poderes e o pluralismo partidário.

"Seria uma assembleia nacional constituinte para analisarmos a reforma política e outros temas que não os pétreos", disse a jornalistas Rosso, que é líder do PSD, partido da base governista. "A hora é exatamente essa, não vamos mais tapar o sol com a peneira."

A previsão não é de uma nova eleição para a Constituinte, mas que os atuais deputados e senadores se reúnam em uma câmara única, a partir de fevereiro, para tratar das alterações na Constituição.

Questionado sobre a viabilidade de votar uma PEC nas próximas semanas, Miro Teixeira afirma acreditar que seja possível.

"Essas são as ideias que 'criam pernas' e andam sozinhas", disse o deputado de oposição. "Pessoas com trajetórias opostas estão se aproximando para conversar."

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosReforma política

Mais de Brasil

Ensino no Brasil não prepara crianças para mundo do trabalho com IA, diz executivo do B20

Como emitir nova Carteira de Identidade no Amazonas: passo a passo para agendar online

Horário de verão vai voltar? Entenda a recomendação de comitê do governo e os próximos passos

PF investiga incêndios criminosos no Pantanal em área da União alvo de grilagem usada para pecuária