Brasil

Deputado quer CPI sobre violência em universidades

Comissão quer investigar as denúncias de violência na Universidade de São Paulo (USP) e em outras unidades de ensino do estado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2014 às 21h48.

São Paulo - Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, o deputado Adriano Diogo (PT) abriu nesta terça-feira, 18, requerimento para recolher as assinaturas necessárias para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar as denúncias de violência na Universidade de São Paulo (USP) e em outras unidades de ensino do estado.

Inquérito aberto há dois meses pelo Ministério Público Estadual (MPE) reúne pelo menos oito casos de estupro na Faculdade de Medicina.

"O objetivo é investigar qualquer violação de direitos humanos no ambiente universitário. Temos relatos de situações gravíssimas que ocorrem em outras faculdades, além da FMUSP", diz o deputado.

Para que a abertura da CPI seja levada para votação em plenário, no entanto, é preciso que 32 parlamentares assinem o requerimento.

Diogo disse que vai convidar novamente o diretor da FMUSP para a próxima reunião da comissão, marcada para terça-feira. Procurada, a faculdade afirmou que está à disposição para fazer todos os esclarecimentos.

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualCrimeEducação no BrasilEnsino superiorEstuproFaculdades e universidadesPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin

Recuperação de áreas degradadas pode contar com R$ 31,4 bilhões

Rio Grande do Sul registra neve em algumas localidades