Brasil

Depoimento traz relato de carona em avião a Val Marchiori

Aldemir Bendine deu carona para a socialite e a mais dois amigos num jato na época em que presidiu o Banco do Brasil


	Aldemir Bendine, presidente da Petrobras: o depoimento está encartado no inquérito aberto pelo MPF que apura eventual crime de improbidade administrativa
 (Nacho Doce/Files/Reuters/Reuters)

Aldemir Bendine, presidente da Petrobras: o depoimento está encartado no inquérito aberto pelo MPF que apura eventual crime de improbidade administrativa (Nacho Doce/Files/Reuters/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2015 às 08h46.

Brasília - O ex-vice-presidente do Banco do Brasil Allan Toledo relatou ao Ministério Público Federal, em depoimento prestado em novembro do ano passado, que o atual presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, deu carona para a socialite Val Marchiori e a mais dois amigos num jato na época em que presidiu o banco.

Toledo se referia a uma viagem feita por Bendine para Buenos Aires em abril de 2010, em agendas oficiais. A existência desse depoimento foi revelada na edição de anteontem do jornal Folha de S.Paulo.

O depoimento de Toledo está encartado no inquérito aberto pelo Ministério Público Federal que apura eventual crime de improbidade administrativa cometido por Bendine.

O processo teve início a partir de denúncias feitas pelo motorista do então presidente do BB, Sebastião Ferrera Silva, que afirmou ter transportado dinheiro vivo para o patrão em várias ocasiões. Ele trabalhou para Bendine por seis meses.

Aos procuradores, Ferreira Silva também mencionou Toledo, bem como a viagem a Buenos Aires, o que motivou a convocação do ex-vice-presidente do banco a prestar esclarecimentos como testemunha.

Três anos depois de supostamente ter viajado com Bendine, Val Marchiori obteve empréstimo de R$ 2,7 milhões do Banco do Brasil para sua empresa.

A operação também desencadeou em investigações. Procurada pela reportagem, a socialite não quis de manifestar.

O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho, escreveu em sua conta pessoal do Twitter que vai apresentar um requerimento convidando Bendine a dar explicações sobre o caso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:BancosBB – Banco do BrasilCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas