Brasil

Denúncias não refletem programa dos EUA, diz embaixador

O embaixador afirmou que o governo norte-americano está prestando todos os esclarecimentos solicitados pelo governo brasileiro


	Sede da NSA: reportagens do jornal O Globo afirmam que Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos monitorou, na última década, milhões de telefonemas e correspondência eletrônica de pessoas residentes ou em trânsito no Brasil
 (Divulgação / NSA)

Sede da NSA: reportagens do jornal O Globo afirmam que Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos monitorou, na última década, milhões de telefonemas e correspondência eletrônica de pessoas residentes ou em trânsito no Brasil (Divulgação / NSA)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2013 às 16h52.

Brasília - O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, disse nesta segunda-feira, 08, ao sair de um encontro com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que a série de reportagens do jornal O Globo, revelando espionagem norte-americana no Brasil, não reflete de maneira correta o programa de segurança do governo dos Estados Unidos.

O embaixador afirmou que o governo norte-americano está prestando todos os esclarecimentos solicitados pelo governo brasileiro.

Ele afirmou, ainda, que esteve ontem, domingo, 07, com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Eduardo dos Santos.

Hoje, além de Paulo Bernardo, Shannon deve conversar também com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general José Elito.

Reportagens do jornal O Globo afirmam que Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), monitorou, na última década, milhões de telefonemas e correspondência eletrônica de pessoas residentes ou em trânsito no Brasil.

A informação foi revelada pelo ex-analista da NSA Edward Snowden. De acordo com o texto, o País aparece em destaque nos mapas da NSA como prioridade no tráfego de telefonia e dados, ao lado da China, Rússia, Irã e Paquistão.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)DiplomaciaEspionagemNSA

Mais de Brasil

Qual a previsão do tempo do domingo (19)? Saiba se chove ou não

Aeroporto de Natal é fechado após suspeita de bomba em voo para Recife

Tragédia em Pernambuco expõe série de acidentes fatais com ônibus nas rodovias brasileiras em 2025

De olho em 2026, Lula retorna ao seu berço político e acena às mulheres