Brasil

Denúncias de violência sexual aumentam 88% no carnaval deste ano

O aumento de relatos de violência sexual - que abrange de assédios ao estupro - pode ter conexão com campanhas que incentivam a denúncia

Carnaval: os números levam em conta atendimentos registrados pela Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) (Pilar Olivares/Reuters)

Carnaval: os números levam em conta atendimentos registrados pela Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) (Pilar Olivares/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de março de 2017 às 21h50.

As denúncias de violência sexual no carnaval aumentaram 87,9% neste ano em comparação com o carnaval de 2016, segundo dados da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, do governo federal.

Os números levam em conta atendimentos registrados pela Central de Atendimento à Mulher (Disque 180).

Segundo a Secretaria, foram 109 atendimentos de relatos de violência sexual neste ano, contra 58 no ano passado.

Para a pasta, o aumento no número de relatos de violência sexual - que abrange de assédios ao estupro - pode ter conexão com as campanhas que incentivam a denúncia.

Nos quatro dias de carnaval, o Disque 180 registrou, ao todo, 2.132 queixas de mulheres - o que representa uma leve queda de 1,62% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A violência física foi o principal motivo das ligações (1.136). Em seguida, vem a violência psicológica (671), a sexual (109), a violência moral (95), além de denúncias de cárcere privado (68), violência patrimonial (49) e tráfico de pessoas (4).

Rio

Nesta quinta, a Polícia Militar do Rio divulgou dados de agressões a mulheres no Estado. Em cinco dias, período de duração da Operação Carnaval realizada pela PM, a instituição prestou 15.943 atendimentos por meio do telefone 190. Desses, 2.154 (13,5%) se referiam a casos de violência contra mulheres.

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualCarnavalMulheresViolência urbana

Mais de Brasil

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas