Brasil

Dengue matou 137 pessoas no Rio em 2011, diz balanço

A cidade com maior número de casos é a capital do estado

No Rio de Janeiro, 51 pessoas morreram por conta de casos de dengue (Getty Images)

No Rio de Janeiro, 51 pessoas morreram por conta de casos de dengue (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 15h14.

Rio de Janeiro - A dengue matou 137 pessoas no estado do Rio neste ano, segundo balanço atualizado até 10 de dezembro e divulgado ontem pelo governo. A cidade com maior número de casos é o Rio (51 mortes), seguido por São Gonçalo (16), na Região Metropolitana, Duque de Caxias (9) e Nova Iguaçu (8), na Baixada Fluminense. Na capital já foram registrados 74.232 casos da doença, a maioria deles na região de Campo Grande (zona oeste), onde ocorreram cerca de 14 mil casos.

Em todo o estado houve 165.794 registros de dengue em 2012. O número mensal de casos cresceu de janeiro a abril, caiu de maio a setembro e voltou a crescer a partir de outubro. O recorde foi registrado em abril (52.929).

Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), a situação da cidade é mais grave do que a anunciada pelo Ministério da Saúde na semana passada. Segundo o governo federal, o Rio está em alerta de epidemia. "Acho que o Rio deve ser classificado como cidade de alto risco de epidemia, e a população deve estar informada sobre isso", disse o prefeito.

Na primeira semana de dezembro foram notificados 173 casos de dengue no município. "Os números de dezembro estão baixos em comparação com a média anual, mas é o esperado para essa época do ano. Os meses de pico são março, abril e maio. Se cuidarmos agora, não haverá epidemia", afirmou Paes.

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisSaúdeDoençasDengueRetrospectiva de 2011

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país