Brasil

Dengue em São Paulo: internações aumentam em 80% dos hospitais do estado

Entre os 91 hospitais privados ouvidos para a pesquisa, 68% deles tinham maioria de pacientes com a doença entre 30 e 50 anos

Governo do SP anunciou a criação de Centro de Operações de Emergências de combate ao Aedes aegypti (Joao Paulo Burini/Getty Images)

Governo do SP anunciou a criação de Centro de Operações de Emergências de combate ao Aedes aegypti (Joao Paulo Burini/Getty Images)

Publicado em 9 de fevereiro de 2024 às 08h59.

As internações por casos de dengue aumentaram em 80% dos hospitais paulistas no período entre 29 de janeiro a 7 de fevereiro, segundo pesquisa realizada pelo SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo).

Entre os 91 hospitais privados ouvidos para a pesquisa, 68% deles tinham maioria de pacientes com a doença entre 30 e 50 anos. 51% das instituições informaram crescimento de 11% a 20% nas internações em leitos clínicos, e 33% viram alta de até 5% nesse tipo de internação.

Por outro lado, as internações mais graves, que necessitam cuidados da Unidade de Tratamento Intensiva, não aumentaram significativamente. 89% dos hospitais não tiveram alta nas internações em UTI para dengue, e para 11% deles houve crescimento de até 5%.

No setor de pronto-atendimento (PA), onde se atendem casos urgentes, 89% dos estabelecimentos registraram crescimento de casos de pacientes com suspeita de dengue nos últimos 15 dias. 34% dos hospitais registraram aumento de 6% a 10% de pacientes que testaram positivo para dengue, enquanto 27% dos serviços de saúde registraram 31% a 50% de aumento de pacientes que testaram positivo nos últimos 15 dias. 20% dos hospitais tiveram 51% a 70% de aumento de atendidos que testaram positivo.

Surto de dengue

Na última quinta-feira, 8, o estado de São Paulo registrou a sexta morte por dengue no ano, a primeira na capital. A vítima foi um homem de 76 anos. De acordo com monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, o estado já tem 34.995 casos confirmados da doença em 2024, e mais de 31 mil casos suspeitos.

Com a situação de saúde se agravando, o governo do estado anunciou a criação de Centro de Operações de Emergências de combate ao Aedes aegypti na última terça-feira, com a liberação de R$ 200 milhões para os 645 municípios paulistas combaterem o surto da doença. 

São Paulo reflete o aumento de casos de dengue no Brasil todo. Foram registradas 217 mil ocorrências da doença no país em 2024, mais que o triplo de notificações do mesmo período em 2023. Os dados são do Ministério da Saúde, que aponta fatores como as ondas de calor e chuvas fortes causadas pelo El Niño e o ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue como possíveis causas para o surto.

Acompanhe tudo sobre:DengueDoenças

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP