Brasil

DEM quer que ministros expliquem situação de cubanos

Partido protocolou requerimento para que o governo esclareça as condições de trabalho dos médicos cubanos do Mais Médicos


	Médicos do Mais Médicos: DEM argumentou que cubanos sofrem tratamento desigual, o que viola a legislação brasileira
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Médicos do Mais Médicos: DEM argumentou que cubanos sofrem tratamento desigual, o que viola a legislação brasileira (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2014 às 17h14.

Brasília - Ainda na esteira das denúncias contra o Programa Mais Médicos, o DEM protocolou nesta quinta-feira, 27, requerimentos de convocação dos ministros Arthur Chioro (Saúde) e Manoel Dias (Trabalho) para que o governo esclareça as condições de trabalho dos médicos cubanos aos parlamentares da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. A comissão é presidida pelo petista Amauri Teixeira (BA).

"Desde o início da implantação do programa, temos visto sucessivas violações às condições de trabalho, principalmente, no tratamento dado aos médicos cubanos, que compõem 90% do quadro de médicos do programa. O Brasil, em hipótese alguma, pode aceitar contratos sob regras do regime ditatorial cubano que impõe condições análogas à escravidão", justificou Ronaldo Caiado (GO), de acordo com nota distribuída pela assessoria de imprensa da bancada na Casa.

O deputado do DEM argumentou que ao receber 10% dos R$ 10 mil repassados aos demais médicos do programa, os cubanos sofrem tratamento desigual, o que viola a legislação brasileira. Caiado cita o caso da médica Ramona Matos Rodriguez, que no início do mês abandonou o programa, entrou com uma ação trabalhista na Justiça do Pará e pediu refúgio ao governo brasileiro.

Prevendo ataques da oposição ao programa que se tornou bandeira do PT, principalmente do ex-ministro da Saúde e possível candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, o governo insistiu para que a bancada do PT presidisse a Comissão de Seguridade Social e Família, que trata de assuntos relacionados à área de Saúde. Para ter seu requerimento aprovado, Caiado precisa convencer a maioria dos deputados da comissão - dominada por petistas e peemedebistas - a votar favorável a sua proposta.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPartidos políticosSaúde no BrasilOposição políticaSUSMais MédicosDemocratas (DEM)

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país