Brasil

Delcídio isenta André Esteves de plano de fuga de Cerveró

Segundo blog Radar, de Vejo, advogado do senador afirma em peça de defesa que citação de banqueiro e assessor teria sido um “blefe”


	André Esteves: banqueiro está preso como parte da investigação da Lava Jato desde novembro
 (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

André Esteves: banqueiro está preso como parte da investigação da Lava Jato desde novembro (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 16 de dezembro de 2015 às 19h01.

São Paulo - A defesa do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) deve isentar o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, e o assessor Diogo Ferreira de responsabilidade no plano de fuga de Nestor Cerveró, preso na Operação Lava Jato.

As informações são do blog Radar, de Veja, e constam memoriais de defesa de Delcídio que deve entregue aos ministros da Segunda Turma do STF e analisado na manhã desta quinta-feira.

De acordo com o blog, o advogado de Delcídio afirma na peça de defesa que deseja “esclarecer duas questões”.

“Primeiro: que André Esteves jamais teve qualquer participação nos fatos narrados, e que a menção de seu nome foi um blefe para dar à família de Cerveró uma ideia de que poderia obter algum consolo ou mesmo a tão exigida vantagem com que há muito tempo vinha fustigando o ora investigado”.

O segundo ponto apontado nos memoriais diz respeito a Diogo Ferreira, chefe de gabinete de Delcídio também preso.

“Diogo Ferreira sempre agiu sob o comando do senador. Todas as reuniões de que participou e documentos que teve em suas mãos lhe foram entregues” por Delcídio, diz a peça.

Desdobramento 

André Esteves, um dos banqueiros mais influentes do país, está preso desde 25 de novembro como parte da investigação da Operação Lava Jato. 

Desde então, o BTG Pactual teve de vender uma série de ativos, além de ver seus papéis despencarem na bolsa. A estimativa, segundo matéria publicada no Financial Times, é que R$ 50 bilhões em operações de crédito do banco sejam repassadas.

Acompanhe tudo sobre:André EstevesBanqueirosBilionários brasileirosDelcídio do AmaralEmpresáriosOperação Lava JatoPersonalidades

Mais de Brasil

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado

Moraes diz que tentativa de atentado em Brasília não é um fato isolado

Moraes autoriza buscas em endereços associados a homem morto em tentativa de atentado