Brasil

Delações de Paulo Costa envolvem parlamentares, diz ministro

Entendimento está na decisão na qual Teori Zavascki homologou depoimento de delação premiada em que o ex-diretor cita nomes de políticos que estavam no esquema


	Teori Zavascki: segundo ministro, 40 investigações estão em curso para apurar atuação de acusados
 (Wilson Dias/ABr)

Teori Zavascki: segundo ministro, 40 investigações estão em curso para apurar atuação de acusados (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2014 às 21h49.

Brasília - O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (30) que há elementos que confirmam o possível envolvimento de parlamentares com os fatos delatados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

O entendimento está na decisão na qual Zavascki homologou o depoimento de delação premiada em que o ex-diretor cita nomes de políticos que receberam propina do esquema de corrupção.

A decisão de Zavascki precedeu despacho do juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal, em Curitiba, que autorizou Costa a cumprir prisão domiciliar em troca das informações prestadas.

Segundo o ministro, 40 investigações estão em curso para apurar a atuação dos acusados.

“Dos documentos juntados com o pedido [de homologação] é possível constatar que, efetivamente, há elementos indicativos, a partir dos termos do depoimento, de possível envolvimento de várias autoridades detentoras de prerrogativa de foro perante tribunais superiores, inclusive de parlamentares federais, o que atrai a competência do Supremo Tribunal Federal," disse.

Com a homologação da delação premiada, os fatos delatados por Paulo Roberto Costa passarão a ser investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.

O acordo tem validade até a sentença que será proferida pela Justiça Federal.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoIrregularidadesPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Uma medida protetiva de urgência é solicitada a cada cinco minutos nas delegacias da mulher de SP

Furacão Milton: qual é a diferença entre ciclone, furacão e tornado?

Nunes falta em 1º debate do segundo turno e Boulos é sabatinado por 1 hora na CBN

Nunes tem 52,8% e Boulos, 39%, no segundo turno em SP, diz Paraná Pesquisas