Brasil

Del Nero substitui Teixeira no Comitê Executivo da Fifa

Del Nero havia sido indicado pelo próprio Ricardo Teixeira, que apontou-o como seu substituto depois que renunciou ao cargo

Marco Polo Del Nero, da Federação Paulista de Futebol (Flickr/Governo de São Paulo)

Marco Polo Del Nero, da Federação Paulista de Futebol (Flickr/Governo de São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2012 às 16h49.

São Paulo - O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, foi escolhido como substituto de Ricardo Teixeira no Comitê Executivo da Fifa. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, depois que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) indicou o nome do dirigente como seu terceiro delegado na entidade mundial, ao lado do argentino Julio Grondona e do paraguaio Nicolás Leoz.

Del Nero havia sido indicado pelo próprio Ricardo Teixeira, que apontou-o como seu substituto depois que renunciou ao cargo, assim como à presidência da CBF, alegando problemas de saúde. Além disso, o presidente da FPF é braço direito de José Maria Marin, novo mandatário da CBF, que também comandou a entidade paulista entre 1982 e 1988.

A definição sobre Del Nero teria sido acertada na última semana, quando ele esteve com Marin na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai, e se reuniu com dirigentes sul-americanos. Desde a renúncia de Ricardo Teixeira na última segunda-feira, a Fifa havia pedido a indicação "imediata" de seu substituto.

Advogado de formação, Marco Polo Del Nero assumiu a presidência da FPF em 2004, com a renúncia de Eduardo José Farah, e desde 2007 passou a ser membro do Comitê Executivo da Conmebol. Sua ascensão à principal entidade do futebol mundial é fruto da boa relação com Marin, indicado por ele à vice-presidência da CBF em 2008.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFifaFutebolgestao-de-negociosSucessão

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP