Brasil

Defesa de João Paulo Cunha pede revisão de pena

João Paulo Cunha foi condenado a mais de 9 anos de reclusão no julgamento do mensalão


	Toda a argumentação considera o que o advogado chamou de "contradição" de critérios para definir as penas dos diversos crimes imputados a João Paulo
 (Renato Araújo/Agência Brasil)

Toda a argumentação considera o que o advogado chamou de "contradição" de critérios para definir as penas dos diversos crimes imputados a João Paulo (Renato Araújo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2013 às 17h10.

Brasília - A defesa do deputado federal João Paulo Cunha (PT) argumenta, em embargo de declaração apresentado nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a condenação no caso do mensalão, que houve disparidade "contraditória" e "incompreensível" nas penas aplicadas ao parlamentar.

O advogado Alberto Zacharias Toron questiona, no embargo, as penalidades aplicadas a Cunha. O argumento é que a pena base fixada para o crime de corrupção foi mais do que o dobro da mínima enquanto que, no caso do peculato, o aumento em relação a pena mínima foi de um quarto. A pena para o crime de lavagem de dinheiro foi a mínima, de três anos.

Para o defensor, os votos dos ministros do STF mostram que os crimes de corrupção e de peculato foram praticados em "condições e circunstâncias idênticas".

No entanto, houve, segundo Toron, discrepância no critério de fixação das penas, "sem qualquer explicação para tanto".

Toda a argumentação considera o que o advogado chamou de "contradição" de critérios para definir as penas dos diversos crimes imputados a João Paulo.

Na petição, ele pede maior equilíbrio nas penalidades. João Paulo Cunha foi condenado a mais de 9 anos de reclusão no julgamento do mensalão.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesJustiçaSupremo Tribunal Federal (STF)Processos judiciais

Mais de Brasil

'As condições são inaceitáveis', diz Padilha ao desistir de viagem aos EUA após restrições de Trump

STF julga cálculo da aposentadoria por invalidez e pode redefinir impacto da reforma da Previdência

Reforma tributária: Senado deve votar última fase do projeto regulatório na próxima semana

Previsão do tempo: fim de semana em São Paulo deve ter calor intenso e chuvas isoladas