Brasil

Defesa Civil emite alerta severo de temporais com rajadas de vento nesta tarde em São Paulo

De acordo com o comunicado, há também risco de queda de árvores e destelhamento

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 13h43.

Última atualização em 22 de setembro de 2025 às 13h56.

Tudo sobreMeteorologia
Saiba mais

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta segunda-feira, 22, um alerta severo de temporais com rajadas de vento nas próximas horas na cidade de São Paulo e na Região Metropolitana.

De acordo com o comunicado, há também risco de queda de árvores e destelhamento.

Previsão para a capital paulista

A tarde desta segunda-feira começou com céu fechado e temperaturas amenas na cidade de São Paulo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, os termômetros registraram 21°C na região do Butantã, na zona oeste, e 19°C em Parelheiros, na zona sul. A umidade relativa do ar estava em 91% e 100%, respectivamente.

A previsão indica instabilidade ao longo do dia, com possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte. A formação de novas áreas de instabilidade se deve à atuação de uma frente fria. O cenário pode provocar rajadas de vento e risco de alagamentos. A máxima prevista para hoje não ultrapassa os 25°C, com umidade do ar acima de 70%.

Às 08h55 desta segunda-feira, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) decretou estado de atenção para baixas temperaturas, informou o monitoramento do CGE.

A primavera tem início oficial no Hemisfério Sul às 15h19, pelo horário de Brasília. A estação começa sob influência de instabilidade climática e uma massa de ar frio fora do período típico.

Dados do CGE mostram que, até as 7h desta segunda-feira, o volume de chuva acumulado em setembro chegou a 20,3 milímetros, o equivalente a 30,4% da média histórica mensal, que é de 66,7 milímetros.

O que esperar para os próximos dias?

A aproximação de uma massa de ar frio de origem polar deve causar queda acentuada nas temperaturas nos próximos dias na Grande São Paulo. A sensação térmica tende a ser ainda mais baixa em razão da influência de ventos úmidos vindos do oceano. A previsão não indica acumulados expressivos de chuva, apenas ocorrência de garoa, segundo o CGE.

Na terça-feira, 23, o tempo segue nublado, com garoa intermitente. As temperaturas variam entre mínima de 14°C e máxima de 18°C, com umidade do ar acima dos 70%.

Para quarta-feira, 24, a previsão é de manutenção do tempo fechado, com possibilidade de garoa nos períodos da manhã e da noite. Os ventos úmidos que sopram do sul ajudam a manter o céu encoberto e as temperaturas baixas. A mínima prevista é de 13°C e a máxima, de 17°C.

Acompanhe tudo sobre:MeteorologiaChuvasEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Relator afirma que votação de PL da anistia pode ser adiada diante de impasse sobre texto

Moraes suspende lei sancionada pelo governo de SP que regulamentava mototáxi

Censo da Educação Superior: quais estados têm mais alunos matriculados na universidade? Veja a lista

Tempestade em São Paulo alaga aeroporto, destelha estação de trem e deixa oito feridos