Brasil

Defesa Civil de SP alerta para chuva forte e ventos de até 70 km/h nesta quarta; veja previsão

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado (CGE), há possibilidade de pancadas de chuvas, acompanhadas de queda de granizo, além de rajadas de vento de até 70 km/h

Clima: previsão de chuva nos próximos dias em SP (Roberto Parizotti/Fotos Públicas)

Clima: previsão de chuva nos próximos dias em SP (Roberto Parizotti/Fotos Públicas)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 24 de outubro de 2023 às 19h30.

Última atualização em 24 de outubro de 2023 às 19h42.

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta nesta terça-feira, 24, sobre a chegada de uma frente fria com previsão de fortes temporais para todas as regiões do estado entre quarta-feira, 25 e sexta-feira, 27.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado (CGE), haverá queda de temperatura, principalmente nos municípios da faixa leste. Há possibilidade depancadas de chuvas, acompanhadas de queda de granizo, além de rajadas de vento de até 70 km/h.

Na capital, região metropolitana, região do Vale do Ribeira e Itapeva são esperados até 50 mm de chuva. Na região de Campinas e Sorocaba os acumulados ficarão em 70 mm. Já nas regiões de Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte a previsão são de 80 mm, durante as 72 horas do alerta, chuva considerada moderada. O órgão afirma ainda que os municípios do litoral paulista ficarão em alerta pela quantidade de áreas de risco. 

No interior do estado é esperada a maior concentração de chuva. Nas regiões de Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto os acumulados podem chegar aos 100 mm,chuva considerada forte.

A orientação do órgão é que os moradores destas regiões jamais enfrentem áreas alagadas ou com enxurradas, procurem um local coberto ao ouvir um trovão e evitem permanecer parados embaixo de árvores.

As pessoas que moram em áreas de encosta devem observar os sinais de movimentação do solo. Segundo a Defesa Civil, durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.

Como há previsão de rajadas de vento em todo o estado é orientado evitar estacionar veículos próximos às árvores, profissionais que trabalham ao ar livre e em altura precisam redobrar os cuidados com a segurança.

O órgão pede ainda que as pessoas evitem permanecer no mar e nas orlas da praia, mantendo atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Ciclone extratropical em São Paulo

Um novo ciclone extratropical vai se formar entre esta terça-feira, 24, e quarta-feira, 25, e impactará grande parte do país. Segundo o Clima Tempo, a formação do fenômeno em alto mar, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, causará temporais intensos. Uma área de baixa pressão se associará a uma frente fria. O novo ciclone não vai atuar diretamente sob os estados, mas vai gerar mais combustível para novas nuvens de tempestade.

Sistema de Defesa Civil em prontidão

A Defesa Civil do estado afirma que estará de prontidão nos próximos dias, com monitoramento em tempo real da chuva e emitindo os alertas à população pelo SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e no campo da mensagem digitar o CEP da localidade de interesse.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClima

Mais de Brasil

Lula foi monitorado por dois meses pelos 'kids pretos', diz PF

Tentativa de golpe de Estado: o que diz o inquérito da PF sobre plano para manter Bolsonaro no poder

A importância de se discutir as questões climáticas nos livros didáticos

Bolsonaro planejou e dirigiu plano de golpe de Estado, afirma PF