Brasil

Decreto que implanta Agência Nacional de Mineração segue para a Casa Civil

Criação da ANM fez parte de um programa do governo de revitalização da indústria mineral, lançado em 2016

Mineração: ANM assumirá as funções anteriormente exercidas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral e terá outras atribuições (Mario Tama / Staff/Getty Images)

Mineração: ANM assumirá as funções anteriormente exercidas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral e terá outras atribuições (Mario Tama / Staff/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 25 de abril de 2018 às 16h28.

O ministro de Minas e Energia (MME), Moreira Franco, encaminhou à Casa Civil um decreto que estabelece a nova estrutura organizacional da Agência Nacional de Mineração (ANM), informou a pasta nesta quarta-feira em nota à imprensa.

A lei de criação da ANM foi sancionada pelo presidente Michel Temer em dezembro, com a finalidade de promover a gestão dos recursos minerais da União e regular e fiscalizar o setor.

A nova agência assume as funções anteriormente exercidas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), absorvendo as atividades já desempenhadas pelo órgão e exercendo novas atribuições, segundo explicou o MME.

O ministério explicou que, com decisão técnica fundamentada, a ANM deve publicar, no prazo de até 60 dias, contado da data de entrada vigor do decreto, o regimento interno e a relação nominal dos titulares dos cargos comissionados e técnicos.

A agência terá uma diretoria colegiada composta por um diretor-geral e quatro diretores.

"O regimento interno, editado pelo novo colegiado, também deve detalhar as unidades administrativas integrantes da estrutura regimental da ANM, suas competências e as atribuições de seus dirigentes, assim como o número de cargos vagos, suas denominações e seus níveis", disse o ministério.

A criação da agência fez parte de um programa do atual governo de revitalização da indústria mineral, lançado em 2016, que também buscou atualizar os chamados royalties da mineração e o código de mineração.

Na terça-feira, o MME informou que um decreto que atualiza o regulamento do código de mineração, cujas normas atuais estão em vigor há mais de cinco décadas, também foi encaminhado à Casa Civil.

A nota não trouxe uma previsão da publicação do decreto.

Acompanhe tudo sobre:MineraçãoMinistério de Minas e Energia

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que cria novos cargos comissionados no STJ

Câmara aprova urgência da proposta que amplia punições para quem obstruir trabalhos na Casa

Lula altera texto das big techs, prevê remoção de ofensas com ordem judicial e recua sobre fake news

Pazolini lidera cenários para governo do Espírito Santo em 2026, diz Paraná Pesquisas