Brasil

Decreto inclui pessoa com deficiência em cotas de federais

Universidades federais já tinham reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, de baixa renda, negros, pardos e indígenas

Pessoas com deficiência: governo ainda vai calcular proporção nas cotas com base nos censos (Bia Parreiras/EXAME/Site Exame)

Pessoas com deficiência: governo ainda vai calcular proporção nas cotas com base nos censos (Bia Parreiras/EXAME/Site Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de abril de 2017 às 10h22.

Brasília - O presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, alteraram o decreto que regulamenta o programa de cotas de universidades federais de educação superior para incluir pessoas com deficiência na lista de estudantes que têm direito à reserva de vagas nessas instituições.

As mudanças do decreto regulamentam a Lei 12.711/2012. O programa de cotas já contemplava estudantes de escolas públicas, de baixa renda, negros, pardos e indígenas.

O novo decreto está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 24. Segundo o texto, o Ministério da Educação editará, no prazo de 90 dias, os atos complementares necessários à aplicação dos critérios de distribuição das vagas para esses públicos.

"Até a publicação dos critérios de distribuição referidos no caput, a reserva de vagas, pelas instituições de ensino, seguirá a sistemática adotada no concurso seletivo imediatamente anterior", diz o decreto.

As universidades federais reservam atualmente no mínimo 50% de suas vagas de graduação, por curso e turno, a alunos que tenham feito integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessa reserva, 50% das vagas são para estudantes de famílias de baixa renda.

A destinação das cotas ainda segue a proporção de autodeclarados pretos, pardos e indígenas na população da respectiva Unidade da Federação onde a universidade está instalada.

A lei de 2012 incluiu as pessoas com deficiência na divisão dessa cota. Para o cálculo da proporcionalidade nessas vagas, serão considerados os dados da população trazidos sempre pelo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Acompanhe tudo sobre:Faculdades e universidadesCotas

Mais de Brasil

Sorocaba confirma 10ª morte por metanol no estado de São Paulo

PF faz operação contra fabricação clandestina de canetas emagrecedoras

Megaoperação mira grupo Fit por suspeita de sonegação de R$ 26 bi

Bolsonaro preso: três possíveis candidaturas para a direita em 2026