Brasil

Declarações de Temer no Dia da Mulher geram polêmica

Em referência às mulheres, o presidente afirmou que "ninguém é mais capaz de indicar os desajustes, por exemplo, nos preços dos supermercados"

Michel Temer: declarações geraram críticas imediatas nas redes sociais (Beto Barata/PR/Agência Brasil)

Michel Temer: declarações geraram críticas imediatas nas redes sociais (Beto Barata/PR/Agência Brasil)

A

AFP

Publicado em 9 de março de 2017 às 08h38.

Última atualização em 9 de março de 2017 às 10h28.

O presidente Michel Temer gerou polêmica nesta quarta-feira, Dia Internacional da Mulher, ao destacar o papel das brasileiras na economia por sua capacidade de advertir sobre a elevação dos preços nos supermercados, o que gerou uma onda de protestos.

"Na economia também, a mulher tem uma grande participação. Ninguém é mais capaz de indicar os desajustes, por exemplo, nos preços dos supermercados do que a mulher. Ninguém é capaz de detectar melhor as eventuais flutuações econômicas do que a mulher" diante do orçamento doméstico", declarou Temer durante cerimônia realizada em Brasília.

Ao lado da esposa, Marcela Temer, o presidente denunciou que tanto no Brasil como em muitas outras partes do mundo a mulher ainda é tratada "como se fosse uma figura de segundo grau", quando deveria ser o contrário.

"Tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela, do quanto a mulher faz pela casa, pelo lar. Do que faz pelos filhos. E, se a sociedade de alguma maneira vai bem e os filhos crescem, é porque tiveram uma educação adequada em suas casas e, seguramente, isso quem faz não é o homem, é a mulher".

As declarações de Temer geraram críticas imediatas nas redes sociais: "alguém avisa ao Temer que já estamos no século XXI" - escreveu uma internauta no Twitter.

"Viram o discurso de Temer?! Parece uma brincadeira" - escreveu outro usuário.

A secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, tratou de minimizar as declarações de Temer afirmando que o presidente não é machista e apenas descreveu uma realidade que permanece.

"Acredito que estamos falando do que a mulher ainda vive hoje. Está fora de casa, no trabalho, mas ainda tem as atividades domésticas, que permanecem sob sua responsabilidade".

https://twitter.com/brendacastrum/status/839572406230478852?ref_src=twsrc%5Etfw

https://twitter.com/VirgulinoCapita/status/839604387001532417?ref_src=twsrc%5Etfw

https://twitter.com/ladyrasta/status/839672257538633729?ref_src=twsrc%5Etfw

Acompanhe tudo sobre:Dia Internacional da MulherMachismoMichel TemerMulheres

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026