Brasil

Debates em SP: Boulos, Nunes e Datena confirmam presença no próximo domingo

A TV Gazeta e o portal MyNews confirmaram que todos os cinco candidatos a prefeito de São Paulo convidados participarão do evento

Antes da confirmação, as presenças de Nunes, Boulos e Datena eram consideradas uma incógnita desde a ausência dos três no último embate promovido pela Veja (Foto: Felipe Rau/Estadão) (Leandro Fonseca/Exame/Band/Divulgação)

Antes da confirmação, as presenças de Nunes, Boulos e Datena eram consideradas uma incógnita desde a ausência dos três no último embate promovido pela Veja (Foto: Felipe Rau/Estadão) (Leandro Fonseca/Exame/Band/Divulgação)

Publicado em 28 de agosto de 2024 às 17h51.

Última atualização em 28 de agosto de 2024 às 17h52.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

A TV Gazeta e o portal MyNews confirmaram nesta quarta-feira, 28, a participação de todos os cinco candidatos à prefeitura de São Paulo convidados para o debate eleitoral marcado para este domingo, 1º, a partir das 18h. De acordo com os organizadores, as regras seguirão as mesmas acordadas previamente com as campanhas.

Antes da confirmação, as presenças do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e do apresentador José Luiz Datena (PSDB) eram consideradas incertas, especialmente após a ausência dos três no último embate promovido pela Veja. Até então, estavam confirmadas apenas as participações do influenciador e ex-coach Pablo Marçal (PRTB) e da deputada federal Tabata Amaral (PSB).

A mudança de postura dos três candidatos em relação aos debates acontece após as últimas pesquisas mostrarem uma tendência de alta de Marçal. No levantamento da Futura, Marçal tem 25,2% e empata tecnicamente na liderança com Boulos, enquanto no estudo da Veritá, oinfluenciador aparece com 30,9%, isolado na primeira posição. Na pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta, o influenciador aparece empatado com Boulos e Nunes na liderança.

Os cinco nomes foram convidados, segundo a organização, com base no desempenho nas últimas pesquisas eleitorais, o que deixou a candidata Marina Helena (NOVO) de fora. No terceiro debate pela prefeitura de São Paulo, Nunes, Boulos e Datena não participaram, justificando que tinham outros compromissos agendados.

'Readequação' das regras

Em agendas de campanha nesta quarta, os três candidatos confirmaram a participação, citando que a organização "readequou" as regras dos debates, uma referência à queixa de que Marçal teria infringido as regras nos debates anteriores sem punição.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, não haverá plateia assistindo ao embate, apenas jornalistas credenciados. Cada candidato terá direito ao acompanhamento de dois assessores, que poderão acessar o palco apenas durante os intervalos; os candidatos, por outro lado, deverão permanecer em seus lugares.

Caso algum participante volte atrás e desista de participar, os púlpitos serão mantidos, marcando as ausências dos candidatos. Também está proibida a apresentação ou exibição de documentos, assim como a retransmissão do debate nas redes sociais dos candidatos ou gravações próprias. A segurança do prédio da TV Gazeta, localizado na Avenida Paulista, região central da capital paulista, também será reforçada, conforme informações do pool de veículos.

Próximos debates em SP

Pelo menos mais oito debates estão previstos antes do primeiro turno das Eleições 2024, no dia 6 de outubro. Confira a agenda completa abaixo:

  • MyNews/TV Gazeta: 1º de setembro, às 18h;
  • Jovem Pan: 5 de setembro, às 22h;
  • TV Cultura: 15 de setembro, às 22h;
  • UOL/ RedeTV: 17 de setembro, às 9h30;
  • SBT: 20 de setembro, com horário ainda não definido;
  • Record: 28 de setembro, entre 21h e 23h15;
  • UOL/ Folha de S.Paulo: 30 de setembro, às 10h;
  • TV Globo: 3 de outubro, às 22h.
Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024Debates eleitoraissao-paulo

Mais de Brasil

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho