Os debates começam a partir das 22h15, com previsão de 1h30 de duração e transmissão na televisão, rádio e plataformas digitais da Band
Repórter
Publicado em 8 de agosto de 2024 às 06h01.
A Band realiza os primeiros debates na TV aberta entre os pré-candidatos a prefeito de 13 capitais e seis cidades brasileiras nesta quinta-feira, 8. Os embates começam a partir das 22h15, com previsão de 1h30 de duração e transmissão na televisão, rádio e plataformas digitais do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Para o debate sobre a cidade de São Paulo, foram confirmadas as presenças de Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB). Os cinco nomes têm as maiores pontuações nas pesquisas eleitorais, de acordo com o agregador EXAME/IDEIA e poderão participar por pertencerem a partido, coligação ou federação com ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional.
A restrição segue determinação da legislação eleitoral, mas provocou críticas por parte da pré-candidata do Novo, Marina Helena. A legenda acionou a justiça para garantir a participação de Marina Helena, porém a emissora obteve liminar, ratificando a exclusão da candidata. Em paralelo, os demais candidatos já preparam suas estratégias para noite desta quinta. O mais esperado é que o atual prefeito e o deputado federal do PSOL, que lideram as pesquisas, sejam os mais visados pelos adversários. Também há expectativas de um possível embate entre Datena e Tabata, que chegaram a cogitar uma aliança, e uma ofensiva contra os pré-candidatos por parte de Marçal.
De acordo com a emissora, o debate será dividido em três blocos. No primeiro bloco, além da apresentação de cada um dos pré-candidatos, haverá uma rodada de perguntas, respostas, réplicas e tréplicas, em que cada político poderá fazer uma pergunta e responder quantas vezes for acionado. No terceiro e último bloco, os candidatos também farão as considerações finais.
Em caso de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador o direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra. Segundo a Band, a solicitação será analisada pelo comitê formado por dois jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento do pedido, serão concedidos 45 segundos.
A EXAME preparou uma lista com os pré-candidatos confirmados em algumas capitais. Os debates começam entre 22h15 e 22h30 e serão divulgados nos canais da Rede Bandeirantes.
Em confronto de ideais e propostas em Teresina, no Piauí, participarão os pré-candidatos Dr. Pessoa (PRD), Fábio Novo (PT), Silvio Mendes (União Brasil), Geraldo Carvalho (PSTU), Telsirio Alencar (Mobiliza) e Tonny Kerley (Novo).
Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o debate será travado por Felipe Camozzato (Novo), Juliana Brizola (PDT), Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB).
Já em Boa Vista, em Roraima, foram confirmados Arthur Henrique (MDB), Lincoln Freire (PSOL), Mauro Nakshima (PV) e Nicoletti (União Brasil).
Em Curitiba, Paraná, irão participar as pré-candidaturas de Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB), Ney Leprevost (União Brasil), Roberto Requião (Mobiliza), Maria Victoria (PP), Cristina Graeml (PMB), Luizão Goulart (Solidariedade), Andrea Caldas (PSOL) e Samuel de Matttos (PSTU).
Na capital baiana, Salvador, o debate será travado pelos pré-candidatos Bruno Reis (União Brasil), Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL). Os pré-candidatos Cícero Lucena (PP), Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos) também estão confirmados em João Pessoa, na Paraíba.
Também foram confirmados debates nesta quinta nos municípios de Presidente Prudente, Campinas, Caraguatatuba, Uberlândia, Londrina e Cascavel.