Brasil

Debate no Brasil é sobre crescimento, diz Meirelles

Em Londres, o presidente do Banco Central afirmou que o debate no Brasil não é mais sobre como lidar com a próxima crise

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles: bancos brasileiros são mais fortes que os estrangeiros (.)

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles: bancos brasileiros são mais fortes que os estrangeiros (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Londres - O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse hoje, em entrevista a jornalistas estrangeiros em Londres, que as políticas econômicas brasileiras atingiram um grau de estabilidade, o qual tem amplo apoio político e da população. Segundo ele, o debate no Brasil não é mais sobre como lidar com a próxima crise, mas sobre como aumentar a tendência do crescimento econômico de longo prazo.

Nesse sentido, conforme Meirelles, o Brasil enfrenta uma série de desafios, incluindo reformas fiscais e investimentos em infraestrutura. Além disso, as companhias levam um longo tempo para estarem hábeis para iniciar seus negócios. Meirelles disse ainda que a taxa média de crescimento do País subiu porque a inflação foi controlada e o governo estabeleceu metas fiscais. De acordo com o presidente do BC, isso criou mais empregos, aumentou o consumo e a demanda por crédito.

"O melhor modo para explicar o que está acontecendo no Brasil é olhar para os bancos", disse. De acordo com Meirelles, os bancos brasileiros, em média, são mais fortes que muitos bancos estrangeiros semelhantes e esta condição saudável contribuiu para que o país se recuperasse rapidamente da crise financeira global.

Meirelles afirmou ainda que o BC se mantém atento a qualquer desequilíbrio no mercado local de câmbio. No entanto, ele não fez comentários adicionais sobre a apreciação do real. "A autoridade monetária está sempre atenta a sinais de desequilíbrios. Mas não comentamos sobre ações futuras no mercado de moedas", afirmou. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias sobre o Banco Central

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralExecutivos brasileirosFinançasHenrique MeirellesMercado financeiroPersonalidadessetor-financeiro

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar