Brasil

Dê palpite na sua vida e não na nossa, diz Lula sobre defesa de Bolsonaro feita por Trump

Presidente deu entrevista coletiva ao final da cúpula do Brics no Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante discurso na reunião do Brics (Ricardo Stuckert/PR/Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante discurso na reunião do Brics (Ricardo Stuckert/PR/Divulgação)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 7 de julho de 2025 às 14h25.

Última atualização em 7 de julho de 2025 às 14h57.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou brevemente sobre a postagem do líder americano Donald Trump, em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, ao final da reunião do Brics.

“Eu nem acho que eu deveria comentar. Dê palpite na sua vida e não na nossa”, disse Lula, em entrevista coletiva ao final da cúpula do Brics no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 7.

Mais cedo, o governo havia soltado uma nota em resposta a Trump.

“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, disse a nota, assinada pelo presidente Lula.

Entenda o caso entre Trump e Jair Bolsonaro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma mensagem de apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, na qual critica o Brasil pelos processos movidos contra ele, por acusação de tentativa de golpe de Estado.

"O Brasil está fazendo uma coisa terrível na forma como trata o ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano!", escreveu Trump.

"Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo POVO. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país — também, um negociador muito duro em COMÉRCIO. Sua eleição foi muito apertada e agora, ele está liderando nas pesquisas. Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político — algo que eu sei muito sobre! Aconteceu comigo, vezes 10”, disse.

"O Grande Povo do Brasil não vai tolerar o que eles estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei de olho na CAÇA ÀS BRUXAS de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil — chama-se eleição. DEIXE BOLSONARO EM PAZ!", postou.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaDonald TrumpJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Bolsonaro passa por novos exames após crises de soluços e episódios de falta de ar

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA