Brasil

De olho na campanha, Dilma faz mudanças na Secom

Segundo fontes, Ministra Helena Chagas deve ser substituída pelo porta-voz Thomas Traumann


	Dilma Rousseff: presidente teria se irritado com o episódio envolvendo a parada técnica da comitiva presidencial em Portugal
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

Dilma Rousseff: presidente teria se irritado com o episódio envolvendo a parada técnica da comitiva presidencial em Portugal (REUTERS/Paulo Whitaker)

share
DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2014 às 19h47.

Brasília - A ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, deixará o posto na reforma em curso na Esplanada dos Ministérios. Segundo fontes do Planalto, ela deve ser substituída pelo porta-voz Thomas Traumann. O Palácio do Planalto ainda não divulgou uma nota oficial sobre o assunto.

Nos bastidores, a informação é que a presidente Dilma Rousseff teria se irritado com o episódio envolvendo a parada técnica da comitiva presidencial em Portugal. A revelação sobre a "escapada secreta" da presidente na capital portuguesa foi revelada pelo jornal O Estado de S.Paulo e criou um mal-estar para a ministra. Após o episódio, Helena fez um comentário na terça-feira, 28, em seu perfil no Twitter. "Impressionante a capacidade e o oportunismo de alguns para inventar histórias. Não me atingem. Estou que nem São Sebastião: o que é mais uma flechada?", reagiu.

Helena Chagas trabalha com a presidente desde a campanha presidencial de 2010. Ela já foi ligada ao ex-ministro da pasta Franklin Martins e sofre bombardeios constantes de petistas insatisfeitos com sua atuação à frente da comunicação do Planalto. Também é comum atritos entra a ministra e o porta-voz da presidência, uma vez que não há um limite claro entre as funções na divulgação de informações do Palácio do Planalto.

A mudança permitirá que a Secom adote um tom mais agressivo, como querem os petistas, em um ano eleitoral, no enfrentamento às notícias negativas envolvendo o governo.

A substituição de Helena por Thomas Traumann deverá ser anunciada nesta sexta, 31. Mas Thomas tomará posse no cargo junto com os demais ministros, na próxima segunda-feira, dia 3, às 11 horas, no Palácio do Planalto, em solenidade comandada pela presidente Dilma.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2014Governo DilmaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Saúde nega desabastecimento generalizado de vacinas no Brasil

Campanha de doações da Gaviões para quitar dívida do Corinthians com Caixa deve começar em novembro

Fuad tem 46% e Engler, 40%, no segundo turno em BH, diz pesquisa Quaest

Avião da Voepass vai parar na grama depois de problema mecânico no Aeroporto de Congonhas