Brasil

De cada 100 l de água, 25 l se perdem até a casa do paulista

Um quarto de toda água captada pela Sabesp em São Paulo é perdido no caminho entre a represa e as casas em função de gatos e vazamentos na rede, diz jornal

Água (Divulgação)

Água (Divulgação)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 5 de fevereiro de 2014 às 09h02.

São Paulo - Ligações clandestinas, vazamentos, obras mal executadas...A lista de problemas na rede de abastecimento na grande São Paulo é extensa e gera perdas vultosas - em média de cada 100L de água captados pela Sabesp só 75L chegam à casa dos paulistas.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos são perdidos por dia. Das perdas registradas no ano de 2013, 60% foram devido a vazamentos na rede, e os 40% restantes foram de ligações clandestinas.

A reportagem salienta que a perda de água entre a represa e as casas ajuda a aumentar a crise pela falta de chuva no sistema Cantareira.

Em entrevista ao jornal, a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, afirma que as perdas têm diminuído. "Em 2006 havia 33% de perda. Nossa meta é chegar até o fim da década com 18%”, disse.

Perdas do Brasil assustam

Um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, no ano passado, revelou que quase 40% da água tratada no Brasil é desperdiçada.

Um quadro imperdoável para um recurso tão precioso e cada vez mais escasso. A título de comparação, na Europa, essa taxa é de 15% e no Japão, de apenas 3%.

A pesquisa mostrou ainda que uma redução de apenas 10% das perdas do país representaria uma receita de R$ 1,3 bilhão, o que representa quase metade do investimento feito em abastecimento de água no ano de 2010.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMeio ambienteMetrópoles globaisSabespSaneamentoSão Paulo capitalServiços

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações