Brasil

David Almeida tem 22,2% e Amon Mandel, 18,7%, em Manaus, aponta pesquisa Futura

O pré-candidato do Cidadania, em 2º na pesquisa, aparece empatado tecnicamente com Roberto Cidade (União Brasil). Os dados são do Futura Inteligência

Na simulação de segundo turno, David Almeida venceria Amom Mandel por 44,9% a 37,9% ((Dhyeizo Lemos/Semcom e Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Reprodução)/Reprodução)

Na simulação de segundo turno, David Almeida venceria Amom Mandel por 44,9% a 37,9% ((Dhyeizo Lemos/Semcom e Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Reprodução)/Reprodução)

Publicado em 7 de agosto de 2024 às 15h06.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

A corrida eleitoral para a prefeitura de Manaus tem à frente o atual prefeito e pré-candidato à reeleição David Almeida (Avante), conforme pesquisa da empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, obtida com exclusividade pela EXAME e divulgada nesta quarta-feira, 7. Almeida lidera com 22,2% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que registrou 18,7%.

O parlamentar aparece tecnicamente empatado pela margem de erro da pesquisa com o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), terceiro colocado com 17,4% dos votos. O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) vem em seguida, com 12%. O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) e o ex-pré-candidato Coronel Menezes (PP) também estão empatados, com 7,9% e 6,9%, respectivamente. No início deste mês, porém, o indicado do Progressistas desistiu de sua candidatura para concorrer como vice de Roberto Cidade.

Nas últimas posições estão o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), com 3,1%, e Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 0,4%. A advogada Natália Demes (PSOL) pontuou com 1,3%, mas abdicou da disputa para apoiar a chapa petista. Os indecisos somaram 5,2% e os votos nulos e brancos 4,9%.

Intenções de votem Manaus

  • David Almeida (Avante) - 22,2%
  • Amon Mandel (Cidadania) - 18,7%
  • Roberto Cidade (União Brasil) - 17,4%
  • Capitão Alberto Neto (PL) - 12,0%
  • Marcelo Ramos (PT) - 7,9%
  • Coronel Menezes (PP) - 6,9%
  • Wilker Barreto (Mobiliza) - 3,1%
  • Natália Demes (PSOL) - 1,3%
  • Gilberto Vasconcelos (PSTU) - 0,4%
  • Ninguém/Branco/Nulo - 4,9%
  • Indecisos - 5,2%

A Futura Inteligência testou um segundo cenário, mais próximo do definido no início de agosto, sem os nomes de Coronel Menezes e Natália Demes, mas com Marcelo Amil, que disputou as eleições internas no PSOL. Nessa projeção, a vantagem do atual prefeito de Manaus sobe para 25%, enquanto o pré-candidato do Cidadania vai a 20,4%.

Roberto Cidade marca 17,8%, Capitão Alberto Neto 14,8% e Marcelo Ramos cai para 6,6%. Wilker Barreto tem 3,5%, Marcelo Amil 0,4% e o pré-candidato do PSTU não pontua.

Segundo turno em Manaus

Na simulação de segundo turno, David Almeida venceria Amom Mandel por 44,9% a 37,9%. Contra o pré-candidato do União Brasil, o atual prefeito seria reeleito por 47% a 35,6%. Já Roberto Cidade venceria Amom Mandel com 45,9% dos votos contra 36,7%. Com uma diferença maior, Cidade também derrotaria Capitão Alberto Neto por 47,4% a 31,8%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado afirma sua preferência eleitoral por conta própria, sem sugestões do instituto, David Almeida também lidera com 20,4% das menções. Em segundo está Roberto Cidade, lembrado por 12,9% e empatado tecnicamente com Amom Mandel, que tem 10,2%. O Capitão Alberto Neto aparece em quarto, com 7% dos votos, seguido por Marcelo Ramos, com 2,3%. Os demais candidatos foram citados por menos de 1% dos eleitores que participaram do estudo.

Rejeição e prioridades

Em quinto nas pesquisas, Marcelo Ramos (PT) é o nome mais rejeitado, com 31% respondendo que não votariam nele. O atual prefeito, líder nas pesquisas, também é rejeitado por 22,4%, assim como Amom Mandel, com 21,4%. O pré-candidato do PL aparece em quarto, com 19,4%.

Os eleitores apontaram que a saúde deve ser prioridade do futuro prefeito de Manaus, com 48% destacando a necessidade de melhorar a gestão na área. Segurança Pública (29,6%), educação (27%), infraestrutura (14,8%), pavimentação de ruas (12%) e saneamento básico (8,9%) também estão entre as demandas mais solicitadas.

A pesquisa foi registrada no TSE como AM-02198/2024 e realizou 1 mil entrevistas entre os dias 24 e 25 de julho, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024Manaus

Mais de Brasil

PF indicia Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e mais 34 pessoas por tentativa de golpe de Estado

Lula comenta plano golpista para matá-lo: 'A tentativa de me envenenar não deu certo'

Às vésperas da decisão no Congresso, EXAME promove webinar sobre a regulação da reforma tributária

Governo Tarcísio é aprovado por 68,8% e reprovado por 26,7%, diz Paraná Pesquisas