Brasil

Datafolha: Haddad tem 39%, Tarcísio, 31%, Garcia 23% dos votos válidos

A pesquisa Datafolha, contratada pela Folha e pela TV Globo, ouviu 3.700 pessoas, de sexta-feira a sábado, em 79 municípios

Datafolha: o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) aparece com 39% das intenções de votos válidos para o governo de São Paulo (Haddad: Diogo Zacarias / Tarcísio: Alberto Ruy/Divulgação)

Datafolha: o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) aparece com 39% das intenções de votos válidos para o governo de São Paulo (Haddad: Diogo Zacarias / Tarcísio: Alberto Ruy/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2022 às 17h29.

Última atualização em 1 de outubro de 2022 às 18h58.

O candidato do PT, Fernando Haddad, segue na liderança da eleição para o governo de São Paulo, com 39% dos votos válidos.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece em segundo lugar, com 31% dos votos válidos e Rodrigo Garcia (PSDB) tem 23%. Os dados foram divulgados pela pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 1º de outubro.

A pesquisa Datafolha, contratada pela Folha e pela TV Globo, ouviu 3.700 pessoas, de sexta-feira (30) a sábado (01), em 79 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-09987/2022.

Na pesquisa passada, divulgada no dia 29 de setembro, o ex-prefeito da capital paulista Haddad (PT) liderava com 41% dos votos. Tarcísio de Freitas (Republicanos) tinha 31% e o atual governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), tinha 22%. A metodologia dos votos válidos desconsidera os votos nulos e brancos e indecisos. 

Segundo turno

A Pesquisa Datafolha de intenção de votos para o governo de São Paulo mostra o atual governador Rodrigo Garcia derrotando numericamente o ex-prefeito Fernando Haddad no segundo turno. Contra Haddad, o governador teria 43% dos votos totais contra 42% do petista, um empate técnico segundo da pesquisa. Os votos em brancos e nulos somariam 12% e 3% dos entrevistados não souberam responder.

No cenário de um segundo turno entre Haddad e Tarcísio de Freitas, o petista venceria com 46% dos votos contra 41% do candidato apoiado por Bolsonaro. Os votos brancos e nulos somam 10% e 3% dos entrevistados não souberam responder.

Senado

O candidato Márcio França (PSB) continua a liderar a corrida ao Senado por São Paulo com 45% dos votos válidos, informa a pesquisa Datafolha. O ex-governador é seguido do ex-ministro Marcos Pontes (PL), que tem 31%. No levantamento anterior, da última quinta-feira (29), França tinha 47%, enquanto Pontes marcava 30%.

Entre os demais candidatos, Edson Aparecido (MDB) soma 6% dos votos válidos. Janaina Paschoal (PRTB) tem 5%. Aldo Rebelo (PDT) e Vivian Mendes (UP) contam com 3% cada, enquanto Antônio Carlos (PCO), Ricardo Mellão (Novo) e Professor Tito Bellini (PCB) têm 2% cada. Dr. Azkoul (DC) soma 1%. Já a candidatura coletiva do PSTU, Mancha Coletiva Socialista, não pontua.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. A pesquisa ouviu 3,7 mil pessoas entre sexta-feira, 30 de setembro e hoje, 1º de outubro, em 79 municípios paulistas. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-09987/2022.

IPEC

Neste sábado, também foi divulgada a pesquisa do Ipec (ex-Ibope). Os dados apontam que Haddad tem 41% dos votos válidos,  Tarcísio de Freitas, 31% e Rodrigo Garcia, 22%. A pesquisa anterior, divulgada dia 27 de setembro, apontava Haddad (PT) com 34% das intenções de voto, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB), com 24% e 19%, respectivamente.

Leia tudo sobre como votar
Leia tudo sobre as eleições 2022
Acompanhe tudo sobre:Fernando HaddadGovernoTarcísio Gomes de Freitas

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso