Bolsonaro e Haddad: Bolsonaro insistiu no antipetismo e Haddad voltou a associar rival à tortura (Montagem/EXAME/Divulgação)
Mariana Desidério
Publicado em 27 de outubro de 2018 às 20h48.
Última atualização em 28 de outubro de 2018 às 09h56.
São Paulo – Pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado aponta vitória do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, no segundo turno da eleição presidencial marcado para o domingo com 55% dos votos válidos, contra 45% do petista Fernando Haddad. A diferença entre os dois candidatos caiu 8 pontos percentuais em nove dias, de 18 para 10.
Na pesquisa anterior do instituto, Bolsonaro tinha 56% dos votos válidos, contra 44% de Haddad.
Pelo critério de votos totais, quando são considerados as intenções de voto em branco, nulos e os indecisos, Bolsonaro aparece com 47% , ante 48% na pesquisa anterior, enquanto Haddad soma 39%, ante 38% na sondagem anterior. Brancos e nulos somam 8%.
O Datafolha fez 18.371 entrevistas em 340 municípios na sexta (26) e neste sábado. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, e divulgada no Jornal Nacional.
O Datafolha também divulgou neste sábado pesquisas de intenção de voto para governos estaduais. Em São Paulo, Márcio França (PSB) aparece com 51% dos votos válidos, ante 49% de João Doria (PSDB). É a primeira vez que há empate técnico entre os dois.
O Ibope também divulgou pesquisa neste sábado. Pelo levantamento, Jair Bolsonaro tem 54% dos votos válidos e Fernando Haddad tem 46%.
O levantamento anterior do instituto, divulgado na última terça-feira, mostrou Bolsonaro com 57 por cento dos votos válidos, contra 43 por cento de Haddad. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Pelo critério dos votos totais, que inclui brancos, nulos e aqueles que não souberam ou não responderam, Bolsonaro soma 47 por cento, era 50 por cento na terça-feira, e Haddad soma 41 por cento, ante 37 por cento na terça.