Brasil

Datafolha: Anastasia tem 40% dos votos válidos em MG; Pimentel, 29%

O candidato do Partido Novo, Romeu Zema, cresceu para 24% dos votos válidos, contra 20% no levantamento anterior

Antônio Anastasia: tucano aparece com 40% das intenções de voto, tendo oscilado 1 ponto para cima em relação ao levantamento anterior (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Antônio Anastasia: tucano aparece com 40% das intenções de voto, tendo oscilado 1 ponto para cima em relação ao levantamento anterior (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de outubro de 2018 às 20h20.

São Paulo - O candidato do PSDB ao governo de Minas, Antonio Anastasia, lidera a corrida pelo governo de Minas Gerais, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6). O tucano aparece com 40% das intenções de voto, tendo oscilado 1 ponto para cima em relação ao levantamento anterior.

Atrás de Anastasia, aparece o atual governador Fernando Pimentel (PT), que disputa a reeleição, com 29% dos votos válidos, tendo oscilado um ponto para cima. O candidato do Partido Novo, Romeu Zema, cresceu para 24% dos votos válidos, contra 20% no levantamento anterior.

Os demais candidatos aparecem bem atrás dos três primeiros colocados na disputa. Adalclever Lopes (MDB) tem 3% (tinha 6%). João Batista Mares Guia (Rede) tem 2% (tinha 3%). Dirlene Marques (PSOL) e Alexandre Flach (PCO) têm 1%, mantendo o índice. Os demais não chegaram a 1%.

Considerando os votos totais, Anastasia ficou estável em 32%. Pimentel marcou 23%, antes tinha 21%. E Zema, que contava 15%, agora aparece com 19%. Lopes tem 3% (tinha 5%). Mares Guia e Dirlene têm 1%. Os demais não chegaram a 1%. O índice de indecisos permanece em 9%. Brancos e nulos variaram de 13% para 12%.

Ainda segundo o levantamento, a rejeição de Pimentel foi de 44% para 45%. Anastasia tinha 29% e agora tem 31%. Dirlene aparece com 18% de rejeição, enquanto Mares Guia tem 17%. Zema alcança 16% de rejeição.

Votos brancos e nulos totalizaram 16%, enquanto os que não souberam ficaram em 4%.

Em um eventual segundo turno entre Pimentel e Anastasia, o tucano levaria a disputa com 49% contra 31%.

A pesquisa foi realizada ontem e hoje (6) com 2.926 eleitores em 70 cidades de Minas Gerais. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, para o total da amostra. O levantamento foi encomendado pela Folha e pela TV Globo e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número MG-08940/2018.

Acompanhe tudo sobre:Antônio AnastasiaEleições 2018Minas Gerais

Mais de Brasil

Morre Márcia Lage, carnavalesca da Mocidade, aos 64 anos

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores