Brasil

Dallagnol quer indenização por danos morais após ofensas de Gilmar Mendes

Procurador da Lava Jato entrou com ação em que pede R$ 59 mil da União por declarações do ministro do STF

Dallagnol e Gilmar Mendes: em ação, procurador pede indenização por "ofensas" do ministro do STF (Rovena Rosa-AgBr/Moura-STF/Exame)

Dallagnol e Gilmar Mendes: em ação, procurador pede indenização por "ofensas" do ministro do STF (Rovena Rosa-AgBr/Moura-STF/Exame)

AO

Agência O Globo

Publicado em 10 de dezembro de 2019 às 16h18.

São Paulo — O procurador Deltan Dallagnol entrou na Justiça com uma ação contra a União sob o argumento de que tem sido alvo de ofensas de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, Dallagnol quer R$ 59 mil de indenização por danos morais.

No documento, o procurador cita diversas declarações do ministro consideradas ofensivas. Na peça do último dia 2 de dezembro, mas que só foi divulgada na noite desta terça-feira, os advogados do procurador citam entrevistas concedidas por Gilmar.

Numa delas, à rádio Gaúcha em agosto, o ministro se referiu aos diálogos vazados de procuradores num aplicativo de mensagens como "conversa de criminosos". As conversas foram publicadas pelo site The Intercept. Na peça, também há referência a uma outra declaração em que o ministro se referiu à força-tarefa da Lava-Jato do Paraná como uma "organização criminosa".

Dallagnol também considerou que foi ofendido durante sessões do STF. Num dos casos, o procurador diz que o ministro "não mede as palavras" ao acusar os membros da força-tarefa de "cretinos",

Recentemente, Dallagnol foi punido com uma advertência pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

No documento, o procurador lembra que tem mestrado pela universidade de Harvard e acumulou "inúmeras demonstrações de reconhecimento" o que sempre rendeu a ele, seus colegas, amigos, família e a todos os brasileiros que acompanham seu trabalho, justificado orgulho.

Acompanhe tudo sobre:Deltan DallagnolGilmar MendesSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas